terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Alok doa R$ 1 milhão para centro de tratamento ao câncer em Goiás

 



Alok, um dos maiores DJs do mundo e nascido em Goiânia, anunciou uma doação de R$ 1 milhão ao Complexo Oncológico de Referência de Goiás (CORA). Previsto para ser inaugurado em 2025, o CORA será um dos maiores centros de tratamento ao câncer do Brasil. A contribuição foi realizada por meio do Instituto Alok, que apoia iniciativas sociais e filantrópicas em diversas áreas. Os recursos serão destinados ao "Lar dos Artistas do Amor", uma parte essencial do complexo hospitalar. Este espaço será dedicado a oferecer acolhimento humanizado para pacientes da nova ala pediátrica e seus familiares.

O CORA será um marco na saúde do estado de Goiás, com uma área total de construção que permitirá atendimento especializado e infraestrutura de ponta para o tratamento do câncer. O projeto abrange:

Ala pediátrica: Atendimento exclusivo para crianças e adolescentes em tratamento oncológico.

Lar dos Artistas do Amor: Espaço de acolhimento para pacientes e familiares, com suporte emocional e acomodações confortáveis.

Tecnologia de ponta: Equipamentos modernos e equipe altamente qualificada para diagnóstico e tratamento.

Alok destacou a importância de contribuir para iniciativas que impactem positivamente a sociedade. “Este é um projeto muito especial para mim, pois envolve a minha terra natal e o cuidado com pessoas que enfrentam momentos tão desafiadores. Espero que essa doação inspire outras pessoas a se envolverem e ajudarem,” afirmou o artista.

O Instituto Alok tem um histórico de apoio a causas sociais, culturais e ambientais. Entre seus projetos anteriores estão iniciativas voltadas para educação, saúde e preservação do meio ambiente.

Além da doação de Alok, o projeto do CORA segue aberto para colaborações de empresas, organizações e indivíduos que queiram contribuir para a concretização deste centro de referência. Para mais informações, acesse o site oficial do CORA ou do Instituto Alok. A inauguração do CORA está prevista para o segundo semestre de 2025 e promete transformar o atendimento oncológico no Brasil, beneficiando milhares de pacientes anualmente.






sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Governador autoriza adiantamento do ICMS e Fundeb aos 417 municípios baianos

 


O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta quinta-feira (19), que a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) antecipe para o dia 30 de dezembro, para os 417 municípios baianos, as respectivas cotas do ICMS e do Fundeb apuradas com base na arrecadação do período entre os próximos dias 23 e 26. Levando-se em conta o calendário das transferências constitucionais, estes recursos seriam repassados apenas em janeiro. A autorização foi assinada durante agenda em Camamu, em evento que marcou o trecentésimo município visitado por Jerônimo, em quase dois anos de gestão.

A antecipação foi solicitada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) como forma de melhorar a situação financeira das administrações municipais e ajudar no fechamento das contas na reta final do ano, que coincide com o encerramento dos mandatos dos atuais prefeitos.

“Este recurso extra vai reforçar o caixa dos municípios e ajudar a fechar suas contas num momento especialmente importante, de encerramento dos atuais mandatos”, afirmou o governador.

O cronograma de repasses na virada de ano foi definido após entendimento do Estado com o Banco do Brasil. A arrecadação relativa à movimentação econômica do período de 27 a 31 de dezembro será repassada em 3 de janeiro. Já a distribuição dos valores a serem arrecadados nos primeiros dias úteis de 2025, 2 e 3 de janeiro, ocorrerá em datas diferentes: dia 7 de janeiro, no caso do ICMS, e dia 8, no do Fundeb.

De acordo com o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, a antecipação é possível porque o governo baiano mantém suas contas em equilíbrio neste encerramento do exercício de 2024, graças ao esforço do fisco estadual mediante estratégias como a modernização do fisco e o combate à sonegação, que contribuíram, ao lado da retomada do crescimento da economia brasileira, para o bom desempenho registrado pela arrecadação estadual este ano.


quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Baixo Sul se destacou com dois estudantes eleitos Deputados Jovens Baianos

 


Com o objetivo de formar jovens líderes e incentivar a vivência democrática, a terceira edição do Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA) aconteceu no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) no início do mês de dezembro.

Realizado pela Coordenação de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da Secretaria da Educação do Estado (Cogepe), em parceria com a Alba, o programa reúne 63 estudantes das redes pública e privada de ensino e se estendeu essa sexta-feira (6), oferecendo atividades como simulação de trabalhos parlamentares e audiências públicas.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a relevância do programa durante a cerimônia. “Esta é uma agenda estratégica para nós, do Governo do Estado, porque aqui temos jovens lideranças da Bahia inteira que querem debater a boa política, a política que transforma a vida das pessoas e que entende que a escola também é esse espaço de construir democracia”.

Durante a abertura, o deputado Euclides Fernandes, autor do projeto que criou o DJBA, celebrou o impacto da iniciativa. “A juventude de todo o Estado da Bahia comparece para ter três dias de experiência e de vivência a respeito de como é o exercício do mandato de um deputado estadual, em que eles vão ter o momento de exercitar, representar e, inclusive, simular o necessário para a execução desse projeto de revolução: o parlamento jovem para a Bahia”.

Os 63 estudantes participantes foram empossados e receberam seus diplomas. Eles estão divididos pelos seguintes segmentos: 35 da rede pública, 13 da rede privada, quatro indígenas, quatro quilombolas, quatro de Escolas da Família Agrícola e três pessoas com deficiência (PCDs).

Do Núcleo Territorial de Educação do Baixo Sul / NTE-06, os Deputados Jovens escolhidos foram os estudantes Raydan Santos, do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, situado em Valença, e Kelly Lauanny estudante do Colégio Estadual Cândido Meireles situado em Cairu.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Sessão da Câmara de Valença marcou despedida de 6 vereadores

 


Ontem, terça-feira, dia 9 de dezembro, aconteceu a última sessão ordinária da atual legislatura, em Valença, comandada pelo presidente Bertolino Júnior.

A data marcou o fim do quadriênio 2021-2024 para os 15 vereadores. 6 deles se despedem do parlamento valenciano e encerram seus mandatos: Helton Brandão, Reginaldo Araújo, Valdir Silvestre, Clóvis Júnior, Cássio da Pesca e Antônio Heraldo (Lelo).

Os 9 parlamentares reeleitos e mais 6 novatos eleitos no pleito municipal de 2024 serão diplomados no próximo dia 13 de dezembro, no Fórum Gonçalo Porto, em cerimônia conduzida pelo Juíz da 31 Zona Eleitoral, doutor Leonardo Rullian Custódio.

Após a posse, que acontece no dia 1 de janeiro de 2025, a Câmara de Vereadores de Valença passa a ser composta pelos 9 reeleitos: Bertolino Júnior, Benvindo Luz, Fabrício Lemos, Banedito da Bolívia, Luiz Carlos Muniz, Cristiano do Táxi, Ryan Costa, Diro Oiticica e Isaías Nascto e mais 6 novos edis: Lau de Lelo, Pó da Pesca, Valter Correria, Durval Sarmento, Ana Fraga e Michele Enfermeira.

Cumprindo o último ato na Casa Legislativa, o decano Lelo é o que mais tempo esteve como vereador em toda a história da cidade e que agora deu lugar ao seu filho, Hilarino Barreto (Lau), colocando a nova geração para atuar.

Já os demais saem de cena temporariamente como vereadores, mas mantém sua trajetória política e podem concorrer novamente nas próximas eleições. Segundo fontes, Clóvis Júnior será o novo Secretário Municipal de Agricultura de Valença a partir do ano que vem.

Mas tem mais uma novidade, de acordo com a rádio fuxico do grupo do prefeito eleito: Isaías toma posse como vereador em janeiro e logo sai para ser Secretário de Estradas e Rodagens, ocupando o lugar do seu ex-chefe Betão. Pra quem não sabe, Nascto foi assessor de Betão quando este foi vereador, e depois saiu para concorrer ao cargo em 2020 e venceu. Já Betão perdeu neste mesmo ano, foi trabalhar na gestão e agora saiu de novo pra Isaías entrar.

Com a saída de Isaías da Câmara para a pasta na gestão de Medrado, Valdir Silvestre (PC do B), que não foi reeleito, retorna como suplente e volta a ser vereador já no início de 2025.


Mestres do Reggae, Samba de Roda de Dona Dalva e Beatriz Sena e banda serão atrações do Recôncavo Afro Festival, no Pelourinho

 


Após percorrer quatro cidades do Recôncavo Baiano promovendo intercâmbio cultural e destacando os talentos do território, o Recôncavo Afro Festival (RAF) chega a Salvador na próxima quinta-feira (12) e vai até o domingo (15) com uma programação diversificada no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. A entrada é gratuita.

Reunindo múltiplas linguagens artísticas, o Festival contará com exposições de artes visuais e sessões de filmes, mas a música será a protagonista nesta que é a última etapa da primeira edição do evento, que estreou em novembro, em Cachoeira, e passou por São Félix, Maragogipe e Santo Amaro. Com atividades a partir das 16h, o RAF em Salvador promove um encontro entre os Mestres do Reggae Recôncavo, na sexta-feira (13), com show especial de Sine Calmon, Nengo Vieira e Marco Oliveira. O cantor Nathan Gomess, filho do músico Tintim Gomes, que faleceu em 2021, fará um tributo ao pai no dia.

Já no sábado (14), sobe ao palco o Samba de Roda de Dona Dalva, um dos grupos do gênero mais antigo em atividade na Bahia, capitaneado por Dalva Damiana, de 97 anos, sambadeira, cantora, compositora e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). No domingo, um dos destaques será a apresentação de Beatriz Sena e a Cadência Afro Latina, banda liderada pela percussionista de 20 anos que foi a campeã do reality TimBrown, tornando-se a musicista mais completa da Bahia.

O Recôncavo Afro Festival leva ainda para Salvador os tradicionais grupos de músicas instrumentais da região: a Orquestra Jovem do Recôncavo, Sexteto da Orquestra Reggae e a Orquestra Afrolatina de Ska – Skanibais. A grade do evento conta ainda com apresentações de dança do grupo EX13 e dos Mascarados de Maragogipe, tradição carnavalesca tombada como patrimônio cultural do estado.

“Um dos maiores objetivos do RAF é criar oportunidades de visibilidade para os artistas do Recôncavo, então Salvador será um importante palco para conectá-los ao público e, consequentemente, fomentar a produção de arte e cultura do território. Estamos muito felizes em poder levar um pouco da potência e da riqueza cultural do Recôncavo para a capital”, disse Luciana Brasil, coordenadora-geral do evento.

O Recôncavo Afro Festival é uma idealização da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio da Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. O projeto recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e Superintendência de Fomento ao Turismo.

 

SERVIÇO

Recôncavo Afro Festival – etapa Salvador

Quando: 12 a 15 de dezembro

Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho

Entrada: Gratuita

 

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA – 12/12

Espaço: Largo Pedro Arcanjo

18h – Abertura do Festival

18h20 – Sessões de filmes

MOSTRA SER | Curta-metragem

Tá fazendo sabão. Direção: Ianca Santos de Oliveira

O L é de lésbica. Direção: Juh Almeida

Eu, negra. Direção: Juh Almeida

MOSTRA MELHOR IDADE | Curta-metragem

A velhice ilumina o vento. Direção: Juliana Segóvia

O dia de Jerusa. Direção: Viviane Ferreira

19h30 – Abertura da exposição de artes visuais com Matheus

Freitas, Ludimila Santana, e Camille Moreira da Silva

SEXTA-FEIRA – 13/12

Espaço: Largo Pedro Arcanjo

Apresentações Musicais:

19h – Os Skanibais

20h – Nelma Marks

21h – Mestres do Reggae Recôncavo: Nengo Vieira, Sine

Calmon e Marco Oliveira

22h – Nathan Gomess canta TinTim Gomes

SÁBADO – 14/12

Espaço: Largo Pedro Arcanjo

Apresentações Musicais

16h – Gêge Nagô

17h – Fábio do Trombone

18h – Orquestra Jovem do Recôncavo

19h – Samba de Roda de Dona Dalva

20h – Samba do Lu e convidados

DOMINGO – 15/12

Espaço: Largo Pedro Archanjo

Apresentações Musicais

16h – Grupo EX13

16h40 – Waha Macy

17h20 – Os Mascarados de Maragogipe

18h – MC Jayne

18h40 – Beatriz Senna e a Cadência Afrolatina

19h40 – Sexteto da Orquestra Reggae


quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Curtas do Poder Artigos Entrevistas Podcasts Charges Sobre nós Publicidade Legal Você está em: Principal / Notícia / Salvador Notícia

 


O Tribunal de Contas do Estado da Bahia aprovou com ressalvas e recomendações a prestação de contas do Gabinete do governador, referente ao exercício de 2023. As restrições foram expedidas em razão de falhas apontadas no Relatório de Auditoria.

 

Entre as falhas citadas no relatório estão a realização de pagamentos por indenização e a ausência de composição de preços nos processos de pagamentos por indenização selecionados para análise.

Também foram aprovadas as contas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), relativas ao exercício de 2023. Foram expedidas recomendações aos gestores dos núcleos de identidade territorial de Ribeira do Pombal, de Itabuna, de Valença, de Teixeira de Freitas, da Diretoria-geral e da Superintendência de Recursos Humanos da Educação. E foram aprovadas, de forma plena, as prestações de contas das demais unidades da SEC.


Chuva em Salvador triplica média mensal e marca novembro mais chuvoso desde 1961

 



A chuva intensa em Salvador fez com que o acumulado de novembro superasse 319 mm, quase três vezes a média histórica do mês, que é de 108 mm, segundo a Defesa Civil (Codesal). Este já é o novembro mais chuvoso desde 1961, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Além disso, os transtornos se acumulam: deslizamentos de terra, desabamentos e alagamentos atingem diversos pontos da cidade nesta quarta-feira (27). Na noite desta terça-feira (26), um imóvel desabou na Baixa dos Sapateiros. Equipes da Prefeitura se mobilizaram para o local para mitigar os efeitos, inclusive com alterações no trânsito e implantação de refletores para garantir iluminação. Além disso, famílias que moravam em imóveis próximos foram deslocadas para abrigos como medida de segurança. Não houve feridos. 

O risco elevado levou ao acionamento das sirenes em 14 localidades, incluindo Bom Juá, Alto da Terezinha, Cajazeiras 7 e 8, São Caetano e Castelo Branco. A recomendação é que moradores deixem as casas e busquem locais seguros.


terça-feira, 26 de novembro de 2024

Votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias pode ocorrer apenas em 2025, afirma relator

 


A votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025 pode ser adiada para o próximo ano, caso o projeto, já aprovado pelo Congresso, não seja rapidamente sancionado pelo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o que afirmou o senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator da LDO, ao jornal Valor Econômico, na segunda-feira (25).

Segundo matéria do InfoMoney, Confúcio planeja fazer a leitura do parecer preliminar ainda na reunião desta terça-feira (26) da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que foi convocada pelo presidente da própria, o deputado Julio Arcoverde (PP-PI). Após a leitura, abre-se o prazo de dez dias úteis para que congressistas apresentarem emendas ao projeto.

No entanto, ainda segundo a reportagem, o relator reconhece que sem a sanção das novas regras para as emendas o cenário fica mais complicado.

Inicialmente, a LDO, que pretende regulamentar as emendas parlamentares, deveria ter sido aprovada em julho, porém seu debate segue estagnado, assim como no caso da Lei Orçamentária Anual (LOA), que foi enviada pelo governo em agosto. Os congressistas desejam liberar o pagamento das emendas antes de avançar com as leis orçamentárias, argumentando que uma coisa depende da outra e que é necessário que o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifeste sobre o projeto aprovado pelo Congresso para regulamentar as emendas.

O projeto foi enviado ao governo na última quinta-feira (21), mas ainda não foi sancionado por Lula e por isso a leitura de seus relatórios está suspensa, afirmam parlamentares. Governistas admitem que as chances de o Orçamento de 2025 ser aprovado antes do final do ano estão cada vez menores.

Confúcio, por sua vez, afirmou que buscará o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, para pedir urgência na resolução do impasse das emendas e garantir, pelo menos, a aprovação das diretrizes orçamentárias de 2025.


segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Juízes são investigados por cobrar propina para vazar operações policiais

 


A Operação Sisamnes, deflagrada nesta terça-feira (26), investiga um esquema de corrupção envolvendo juízes, advogados, lobistas, empresários e assessores. Os envolvidos são acusados de vender decisões judiciais, vazar informações sigilosas, incluindo detalhes de operações da Polícia Federal, e explorar prestígio. A operação visa desarticular a rede criminosa responsável pela violação de sigilo funcional e corrupção.

De acordo com as investigações, magistrados solicitavam valores para tomar decisões favoráveis a partes nos processos, comprometendo a integridade do sistema judiciário. Além disso, vazamentos de dados confidenciais sobre investigações da Polícia Federal colocaram em risco a segurança de operações e a proteção de testemunhas e agentes envolvidos.

A operação, coordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cumpriu um mandado de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal. O STF também determinou o afastamento dos envolvidos de suas funções públicas, o monitoramento eletrônico de servidores e magistrados suspeitos e a indisponibilidade de bens dos investigados.


terça-feira, 19 de novembro de 2024

BYD investirá R$ 3 bilhões em nova fábrica na Bahia para fortalecer presença local

 


A BYD , gigante chinesa do setor automotivo, está expandindo sua presença no Brasil com a construção de uma nova fábrica em Camaçari , na Bahia. Este empreendimento, que trará um investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões , reflete a ambição da empresa em solidificar sua posição no mercado brasileiro de veículos elétricos .
O projeto original da fábrica foi ampliado, quase triplicando o número de prédios e galpões planejados inicialmente. As melhorias na infraestrutura local, como a pavimentação de avenidas e o fortalecimento da logística via o Porto de Salvador, são partes integrantes do projeto, garantindo que a operação da fábrica seja eficiente e integrada ao contexto regional.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tem estado ativamente envolvido nas discussões e destacou a importância deste projeto para a economia local. Ele apontou que os esforços da BYD irão além da construção da fábrica, incluindo a capacitação de profissionais locais.


sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Nilo Peçanha participa do IX Encontro do Fórum Estadual de Educação do Campo da Bahia

 


Na celebração dos 25 anos do Fórum Estadual de Educação do Campo da Bahia, evento reúne lideranças estaduais em defesa do direito à educação no campo.

Nilo Peçanha marcou presença no IX Encontro do Fórum Estadual de Educação do Campo da Bahia (FEEC-BA), realizado em comemoração aos 25 anos de atuação da entidade, que promove o fortalecimento da educação no/do campo em toda a Bahia. Com o tema “Tecendo lutas pelo direito à educação no/do campo e em defesa da democracia,” o encontro contou com a participação de lideranças de diversas regiões do estado, incluindo a coordenadora técnica de Nilo Peçanha, Ana Paula Chaves, que representou o município.

Ana Paula Chaves ressaltou o orgulho e a responsabilidade de representar a educação rural de Nilo Peçanha em um fórum tão significativo, que tem por objetivo central defender o direito à educação pública, inclusiva e democrática para as comunidades rurais. “Participar deste momento histórico ao lado de tantas lideranças estaduais é reafirmar o nosso compromisso com o fortalecimento da educação no campo, um compromisso que vai além da sala de aula e se expande para toda a comunidade,” afirmou a coordenadora.

O encontro promoveu debates sobre as políticas públicas voltadas para a educação no campo, discutindo os desafios enfrentados por educadores, estudantes e comunidades rurais na luta por uma educação de qualidade. Entre os tópicos abordados estiveram a inclusão social, a democracia nas práticas pedagógicas e a valorização das especificidades do ensino voltado para as áreas rurais, fatores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para Nilo Peçanha, a participação no fórum representa um marco importante na sua jornada pelo fortalecimento educacional e social no campo. A presença da cidade no evento reflete um comprometimento contínuo em oferecer uma educação que respeite a realidade e a cultura das comunidades locais, promovendo o desenvolvimento de jovens e adultos em suas próprias terras. A iniciativa, além de reforçar a importância da educação no/do campo, destaca o papel fundamental que o município desempenha na construção de uma educação democrática e inclusiva.

Com mais de duas décadas de atuação, o Fórum Estadual de Educação do Campo da Bahia tem sido um pilar na defesa da educação rural e na articulação de políticas que atendam às demandas das populações do campo. A participação de Nilo Peçanha no IX Encontro reforça o compromisso da gestão pública com um sistema educacional que promova o protagonismo social das comunidades rurais e a transformação educacional em toda a Bahia.

Sobre o Fórum

O FEEC-BA é um espaço coletivo que reúne entidades, movimentos sociais, organizações governamentais e não governamentais em torno da educação no/do campo. Desde a sua criação, há 25 anos, o fórum tem sido uma voz ativa na luta pela garantia do direito à educação do campo, pautando políticas públicas que visam integrar a educação ao desenvolvimento do campo, com base na democracia, na inclusão social e no respeito às diversidades culturais e regionais da Bahia.

Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela educação do campo em Nilo Peçanha, consulte a Secretaria de Educação do município.


Projeto Água Doce em Valença

 


A equipe da secretaria do Meio Ambiente de Valença, que está cuidando do “Projeto Água Doce” tem o objetivo de promover a revitalização de nascentes da bacia hidrográfica do Rio Una. As atividades são presenciais no espaço onde irá funcionar o horto florestal e o quintal ecológico. A informação foi prestada pelo titular da pasta, secretário Roque Campelo de Queiroz que afirmou que essa ação faz parte da Agenda Ambiental de Valença.


Segundo o prefeito Jairo Baptista, o projeto de lei que cria o “Projeto Água Doce” irá restaurar as nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Una e o anteprojeto de lei que cria o pagamento de serviços ambientais (PSA) já foram encaminhados para aprovação do legislativo Valenciano.


As obras do Horto Florestal prosseguem e o plano de arborização do município também já está sendo executado, além da criação de uma unidade de educação ambiental com compostagem utilizando resíduos orgânicos das escolas que serão transformados em adubo.


segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Valença no cenário da dança nacional: Arthur Leivy foi selecionado para a Escola Bolshoi

 


O jovem de Valença Arthur Leivy Santos de Valença foi aprovado na seleção nacional masculina de Dança Clássica e é será oficialmente aluno da Escola Bolshoi em 2025.

Arthur faz parte do Centro Comunitário Mais Vida, assim como Ludimilla Cristiny, que também participou da seletiva em Santa Catarina neste final de semana e ficou na 26ª  colocação.

Os alunos do professor Jackson Britto, que comanda o Balett Styllo Corpo, foram apoiados pela Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Esportes, da professora Gilcélia Barbosa e de membros da comunidade que também ajudaram nas despesas da viagem até a cidade catarinense de Joinville.

O jovem valenciano selecionado ingressará no Curso de Dança Clássica, e inicia no 1º Ano da instituição, no início de 2025. O curso tem duração de 8 anos e todos os aprovados são bolsistas. Além de ensino gratuito, oferecido pelos Amigos do Bolshoi, recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.

Centro Comunitário Mais Vida

O Centro Comunitário Mais Vida é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve projetos sócios educacionais na cidade de Valença, com o intuito de auxiliar na formação integral dos alunos, desenvolvendo e aprimorando habilidades, ajudando nas atividades escolares e melhorando a integração das crianças com o meio social através do Reforço Escolar, Atividades Culturais e Complementares. Em julho de 2024 foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura.




Rua Dois de Julho, em Valença, recebe asfalto

 


Prosseguindo com o asfaltamento em diversas ruas de Valença, nesta segunda-feira (21) foi a vez da rua dois de julho, no centro, receber essa obra interligando com a rua Conselheiro Ferraz.


O asfalto deverá estar deixando o centro de Valença ainda mais acessível para os motoristas e transeuntes. “ Já asfaltamos as ruas Conselheiro Cunha Lopes, Ademar Braga Guimarães, Advogado Muniz, Veteranos da Independência, Conselheiro Franco, General Labatut, 1º de Março, Amapá, Quintino Bocaiúva, Marechal Deodoro, Guilherme Paternostro, Benjamin Constant, Aurelino Novais, Desembargador Amâncio de Souza, Álvaro Maciel e Aloísio Evangelista da Fonseca e outras ruas estão no planejamento”, festejou o prefeito Jairo Baptista.


sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Kitty Guimarães sinaliza candidatura à presidência da UPB, fortalecida por alianças e trajetória política de destaque

 


A prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães (Avante), tem ganhado força nos bastidores políticos da Bahia ao sinalizar que pretende concorrer à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Reconhecida por seu ativo político sólido e por articular importantes alianças que beneficiam o Baixo Sul da Bahia, Kitty, que assumirá seu segundo mandato como prefeita da "capital do Guaraná", tem mencionado que sua campanha para a UPB já vem sendo construída há mais de um ano.
Atualmente, Kitty Guimarães ocupa o cargo de diretora na UPB, o que lhe conferiu um papel de destaque em representações importantes. Um exemplo recente foi sua participação no Encontro Secti e Prefeituras, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Bahia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. O evento reuniu prefeitos de quatro territórios baianos – Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas e Médio Sudoeste – para discutir o desenvolvimento científico e tecnológico regional, assim como temas de empreendedorismo.

Além de sua atuação na UPB, Kitty Guimarães preside, desde 2021, o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Baixo Sul, substituindo o então prefeito de Gandu, Léo de Neco. Ela ocupa o seu segundo mandato. Sua liderança no consórcio é marcada por uma gestão eficiente, focada em melhorias na área da saúde para os municípios da região.

No município de Taperoá, Kitty se destaca por seu compromisso com as políticas públicas, especialmente nas áreas social e de saúde. Sua defesa do municipalismo, bem como a promoção da maior participação feminina na vida pública, têm sido bandeiras de sua gestão. A prefeita reafirma seu compromisso com o fortalecimento da gestão pública nos municípios, o que fortalece ainda mais sua possível candidatura à presidência da UPB.

Reeleita em 2024 com 68,54% dos votos válidos, Kitty Guimarães consolida sua imagem como uma liderança em ascensão no cenário político baiano, agora com olhos voltados para um novo desafio: comandar a UPB, entidade que representa mais de 400 municípios no estado.

Se confirmada sua candidatura, Kitty terá a missão de buscar maior articulação e união entre os prefeitos baianos, em prol de uma gestão municipalista forte e integrada, que traga ainda mais resultados para as cidades do estado.


terça-feira, 15 de outubro de 2024

Câmara Municipal de Valença institui dia Helmarta Luz - Dia de Luta contra o feminicídio.

 


A Câmara Municipal de Valença, através do projeto do vereador Helton Vinícius Brandão de Castro, instituiu o “Dia Helmart Luz - Dia de Luta Contra o Feminicídio”, a ser celebrado todo dia 24 de setembro.


A data foi incluída no calendário oficial do município com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, promovendo eventos, debates e campanhas educativas.


O projeto visa mobilizar a comunidade para discutir e combater o feminicídio, difundindo boas práticas de prevenção e ações de enfrentamento.


As atividades serão realizadas com o apoio de parcerias privadas, sem custos para o município, reforçando o compromisso de Valença com a proteção dos direitos das mulheres.


quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Dmtram de Valença altera trânsito nesta quinta feira, dia 10

 


O Departamento Municipal de Trânsito de Valença (DMTRAM) vem a público informar aos motoristas e transeuntes, que nesta quinta-feira (10), a partir das 08h, em virtude das obras que estão sendo realizadas na ponte Inocêncio Galvão de Queiroz (ponte velha) o trânsito no sentido São Félix será provisoriamente desviado até a conclusão.


O trajeto que deverá ser utilizado pelos motoristas até a conclusão da obra será pela ponte Luiz Eduardo Magalhães (ponte nova), visando preservar a segurança dos transeuntes.


  O Governo da Bahia deu início, nesta quarta-feira (3), ao processo de seleção dos municípios que receberão apoio financeiro e logístico pa...