Entre fevereiro e abril, o Programa Saúde na Escola seguirá promovendo feiras de ciências e rodas de conversa com agentes de saúde, discutindo estratégias eficazes de combate ao mosquito. Essa mobilização se torna ainda mais necessária diante do aumento dos casos de dengue no Brasil: entre as semanas epidemiológicas 27 e 52 de 2024, foram notificados 323.246 casos prováveis da doença, um crescimento de 30,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Resultados esperados
A meta é que 80% das escolas participantes do PSE engajem seus alunos nas atividades, impactando diretamente cerca de 15 milhões de estudantes e suas comunidades. O fortalecimento dessas iniciativas reforça a integração entre educação e saúde pública, consolidando a consciência sobre prevenção e controle do Aedes aegypti.
Sobre o Programa Saúde na Escola
Criado em 2007 pelo Decreto nº 6.286, o PSE atua em 5.506 municípios, envolvendo mais de 102 mil escolas e 25 milhões de estudantes. O programa promove ações de prevenção e educação em saúde, incluindo verificação vacinal, controle do mosquito e promoção da saúde ambiental, com mais de 123 mil atividades registradas em 2024. Com essa mobilização, espera-se que o impacto das arboviroses seja reduzido significativamente, garantindo uma melhor qualidade de vida para os estudantes e suas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário