terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Alok doa R$ 1 milhão para centro de tratamento ao câncer em Goiás

 



Alok, um dos maiores DJs do mundo e nascido em Goiânia, anunciou uma doação de R$ 1 milhão ao Complexo Oncológico de Referência de Goiás (CORA). Previsto para ser inaugurado em 2025, o CORA será um dos maiores centros de tratamento ao câncer do Brasil. A contribuição foi realizada por meio do Instituto Alok, que apoia iniciativas sociais e filantrópicas em diversas áreas. Os recursos serão destinados ao "Lar dos Artistas do Amor", uma parte essencial do complexo hospitalar. Este espaço será dedicado a oferecer acolhimento humanizado para pacientes da nova ala pediátrica e seus familiares.

O CORA será um marco na saúde do estado de Goiás, com uma área total de construção que permitirá atendimento especializado e infraestrutura de ponta para o tratamento do câncer. O projeto abrange:

Ala pediátrica: Atendimento exclusivo para crianças e adolescentes em tratamento oncológico.

Lar dos Artistas do Amor: Espaço de acolhimento para pacientes e familiares, com suporte emocional e acomodações confortáveis.

Tecnologia de ponta: Equipamentos modernos e equipe altamente qualificada para diagnóstico e tratamento.

Alok destacou a importância de contribuir para iniciativas que impactem positivamente a sociedade. “Este é um projeto muito especial para mim, pois envolve a minha terra natal e o cuidado com pessoas que enfrentam momentos tão desafiadores. Espero que essa doação inspire outras pessoas a se envolverem e ajudarem,” afirmou o artista.

O Instituto Alok tem um histórico de apoio a causas sociais, culturais e ambientais. Entre seus projetos anteriores estão iniciativas voltadas para educação, saúde e preservação do meio ambiente.

Além da doação de Alok, o projeto do CORA segue aberto para colaborações de empresas, organizações e indivíduos que queiram contribuir para a concretização deste centro de referência. Para mais informações, acesse o site oficial do CORA ou do Instituto Alok. A inauguração do CORA está prevista para o segundo semestre de 2025 e promete transformar o atendimento oncológico no Brasil, beneficiando milhares de pacientes anualmente.






sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Governador autoriza adiantamento do ICMS e Fundeb aos 417 municípios baianos

 


O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta quinta-feira (19), que a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) antecipe para o dia 30 de dezembro, para os 417 municípios baianos, as respectivas cotas do ICMS e do Fundeb apuradas com base na arrecadação do período entre os próximos dias 23 e 26. Levando-se em conta o calendário das transferências constitucionais, estes recursos seriam repassados apenas em janeiro. A autorização foi assinada durante agenda em Camamu, em evento que marcou o trecentésimo município visitado por Jerônimo, em quase dois anos de gestão.

A antecipação foi solicitada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) como forma de melhorar a situação financeira das administrações municipais e ajudar no fechamento das contas na reta final do ano, que coincide com o encerramento dos mandatos dos atuais prefeitos.

“Este recurso extra vai reforçar o caixa dos municípios e ajudar a fechar suas contas num momento especialmente importante, de encerramento dos atuais mandatos”, afirmou o governador.

O cronograma de repasses na virada de ano foi definido após entendimento do Estado com o Banco do Brasil. A arrecadação relativa à movimentação econômica do período de 27 a 31 de dezembro será repassada em 3 de janeiro. Já a distribuição dos valores a serem arrecadados nos primeiros dias úteis de 2025, 2 e 3 de janeiro, ocorrerá em datas diferentes: dia 7 de janeiro, no caso do ICMS, e dia 8, no do Fundeb.

De acordo com o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, a antecipação é possível porque o governo baiano mantém suas contas em equilíbrio neste encerramento do exercício de 2024, graças ao esforço do fisco estadual mediante estratégias como a modernização do fisco e o combate à sonegação, que contribuíram, ao lado da retomada do crescimento da economia brasileira, para o bom desempenho registrado pela arrecadação estadual este ano.


quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Baixo Sul se destacou com dois estudantes eleitos Deputados Jovens Baianos

 


Com o objetivo de formar jovens líderes e incentivar a vivência democrática, a terceira edição do Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA) aconteceu no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) no início do mês de dezembro.

Realizado pela Coordenação de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da Secretaria da Educação do Estado (Cogepe), em parceria com a Alba, o programa reúne 63 estudantes das redes pública e privada de ensino e se estendeu essa sexta-feira (6), oferecendo atividades como simulação de trabalhos parlamentares e audiências públicas.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a relevância do programa durante a cerimônia. “Esta é uma agenda estratégica para nós, do Governo do Estado, porque aqui temos jovens lideranças da Bahia inteira que querem debater a boa política, a política que transforma a vida das pessoas e que entende que a escola também é esse espaço de construir democracia”.

Durante a abertura, o deputado Euclides Fernandes, autor do projeto que criou o DJBA, celebrou o impacto da iniciativa. “A juventude de todo o Estado da Bahia comparece para ter três dias de experiência e de vivência a respeito de como é o exercício do mandato de um deputado estadual, em que eles vão ter o momento de exercitar, representar e, inclusive, simular o necessário para a execução desse projeto de revolução: o parlamento jovem para a Bahia”.

Os 63 estudantes participantes foram empossados e receberam seus diplomas. Eles estão divididos pelos seguintes segmentos: 35 da rede pública, 13 da rede privada, quatro indígenas, quatro quilombolas, quatro de Escolas da Família Agrícola e três pessoas com deficiência (PCDs).

Do Núcleo Territorial de Educação do Baixo Sul / NTE-06, os Deputados Jovens escolhidos foram os estudantes Raydan Santos, do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, situado em Valença, e Kelly Lauanny estudante do Colégio Estadual Cândido Meireles situado em Cairu.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Sessão da Câmara de Valença marcou despedida de 6 vereadores

 


Ontem, terça-feira, dia 9 de dezembro, aconteceu a última sessão ordinária da atual legislatura, em Valença, comandada pelo presidente Bertolino Júnior.

A data marcou o fim do quadriênio 2021-2024 para os 15 vereadores. 6 deles se despedem do parlamento valenciano e encerram seus mandatos: Helton Brandão, Reginaldo Araújo, Valdir Silvestre, Clóvis Júnior, Cássio da Pesca e Antônio Heraldo (Lelo).

Os 9 parlamentares reeleitos e mais 6 novatos eleitos no pleito municipal de 2024 serão diplomados no próximo dia 13 de dezembro, no Fórum Gonçalo Porto, em cerimônia conduzida pelo Juíz da 31 Zona Eleitoral, doutor Leonardo Rullian Custódio.

Após a posse, que acontece no dia 1 de janeiro de 2025, a Câmara de Vereadores de Valença passa a ser composta pelos 9 reeleitos: Bertolino Júnior, Benvindo Luz, Fabrício Lemos, Banedito da Bolívia, Luiz Carlos Muniz, Cristiano do Táxi, Ryan Costa, Diro Oiticica e Isaías Nascto e mais 6 novos edis: Lau de Lelo, Pó da Pesca, Valter Correria, Durval Sarmento, Ana Fraga e Michele Enfermeira.

Cumprindo o último ato na Casa Legislativa, o decano Lelo é o que mais tempo esteve como vereador em toda a história da cidade e que agora deu lugar ao seu filho, Hilarino Barreto (Lau), colocando a nova geração para atuar.

Já os demais saem de cena temporariamente como vereadores, mas mantém sua trajetória política e podem concorrer novamente nas próximas eleições. Segundo fontes, Clóvis Júnior será o novo Secretário Municipal de Agricultura de Valença a partir do ano que vem.

Mas tem mais uma novidade, de acordo com a rádio fuxico do grupo do prefeito eleito: Isaías toma posse como vereador em janeiro e logo sai para ser Secretário de Estradas e Rodagens, ocupando o lugar do seu ex-chefe Betão. Pra quem não sabe, Nascto foi assessor de Betão quando este foi vereador, e depois saiu para concorrer ao cargo em 2020 e venceu. Já Betão perdeu neste mesmo ano, foi trabalhar na gestão e agora saiu de novo pra Isaías entrar.

Com a saída de Isaías da Câmara para a pasta na gestão de Medrado, Valdir Silvestre (PC do B), que não foi reeleito, retorna como suplente e volta a ser vereador já no início de 2025.


Mestres do Reggae, Samba de Roda de Dona Dalva e Beatriz Sena e banda serão atrações do Recôncavo Afro Festival, no Pelourinho

 


Após percorrer quatro cidades do Recôncavo Baiano promovendo intercâmbio cultural e destacando os talentos do território, o Recôncavo Afro Festival (RAF) chega a Salvador na próxima quinta-feira (12) e vai até o domingo (15) com uma programação diversificada no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. A entrada é gratuita.

Reunindo múltiplas linguagens artísticas, o Festival contará com exposições de artes visuais e sessões de filmes, mas a música será a protagonista nesta que é a última etapa da primeira edição do evento, que estreou em novembro, em Cachoeira, e passou por São Félix, Maragogipe e Santo Amaro. Com atividades a partir das 16h, o RAF em Salvador promove um encontro entre os Mestres do Reggae Recôncavo, na sexta-feira (13), com show especial de Sine Calmon, Nengo Vieira e Marco Oliveira. O cantor Nathan Gomess, filho do músico Tintim Gomes, que faleceu em 2021, fará um tributo ao pai no dia.

Já no sábado (14), sobe ao palco o Samba de Roda de Dona Dalva, um dos grupos do gênero mais antigo em atividade na Bahia, capitaneado por Dalva Damiana, de 97 anos, sambadeira, cantora, compositora e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). No domingo, um dos destaques será a apresentação de Beatriz Sena e a Cadência Afro Latina, banda liderada pela percussionista de 20 anos que foi a campeã do reality TimBrown, tornando-se a musicista mais completa da Bahia.

O Recôncavo Afro Festival leva ainda para Salvador os tradicionais grupos de músicas instrumentais da região: a Orquestra Jovem do Recôncavo, Sexteto da Orquestra Reggae e a Orquestra Afrolatina de Ska – Skanibais. A grade do evento conta ainda com apresentações de dança do grupo EX13 e dos Mascarados de Maragogipe, tradição carnavalesca tombada como patrimônio cultural do estado.

“Um dos maiores objetivos do RAF é criar oportunidades de visibilidade para os artistas do Recôncavo, então Salvador será um importante palco para conectá-los ao público e, consequentemente, fomentar a produção de arte e cultura do território. Estamos muito felizes em poder levar um pouco da potência e da riqueza cultural do Recôncavo para a capital”, disse Luciana Brasil, coordenadora-geral do evento.

O Recôncavo Afro Festival é uma idealização da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio da Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. O projeto recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e Superintendência de Fomento ao Turismo.

 

SERVIÇO

Recôncavo Afro Festival – etapa Salvador

Quando: 12 a 15 de dezembro

Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho

Entrada: Gratuita

 

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA – 12/12

Espaço: Largo Pedro Arcanjo

18h – Abertura do Festival

18h20 – Sessões de filmes

MOSTRA SER | Curta-metragem

Tá fazendo sabão. Direção: Ianca Santos de Oliveira

O L é de lésbica. Direção: Juh Almeida

Eu, negra. Direção: Juh Almeida

MOSTRA MELHOR IDADE | Curta-metragem

A velhice ilumina o vento. Direção: Juliana Segóvia

O dia de Jerusa. Direção: Viviane Ferreira

19h30 – Abertura da exposição de artes visuais com Matheus

Freitas, Ludimila Santana, e Camille Moreira da Silva

SEXTA-FEIRA – 13/12

Espaço: Largo Pedro Arcanjo

Apresentações Musicais:

19h – Os Skanibais

20h – Nelma Marks

21h – Mestres do Reggae Recôncavo: Nengo Vieira, Sine

Calmon e Marco Oliveira

22h – Nathan Gomess canta TinTim Gomes

SÁBADO – 14/12

Espaço: Largo Pedro Arcanjo

Apresentações Musicais

16h – Gêge Nagô

17h – Fábio do Trombone

18h – Orquestra Jovem do Recôncavo

19h – Samba de Roda de Dona Dalva

20h – Samba do Lu e convidados

DOMINGO – 15/12

Espaço: Largo Pedro Archanjo

Apresentações Musicais

16h – Grupo EX13

16h40 – Waha Macy

17h20 – Os Mascarados de Maragogipe

18h – MC Jayne

18h40 – Beatriz Senna e a Cadência Afrolatina

19h40 – Sexteto da Orquestra Reggae


  O Governo da Bahia deu início, nesta quarta-feira (3), ao processo de seleção dos municípios que receberão apoio financeiro e logístico pa...