O presidente Lula (PT) pode voltar à Bahia, pela quarta vez, em apenas um ano. O desembarque do petista no estado, comandado pelo seu aliado Jerônimo Rodrigues (PT), terá como prioridade o lançamento de um novo programa do governo: PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento) Encostas.
A informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, antes de iniciar o ato de autorização para o início das obras do programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana.
“O presidente quer fazer duas agendas. A Bahia pode ser contemplada com uma dessas agendas, que está avaliando São Paulo e Bahia. […] A Bahia é uma referência nacional em construção de encostas”, disse Rui.
Segundo ele, o presidente “está reunido com o gabinete, onde deve bater o martelo nas datas e nas localidades”.
O ministro da Casa Civil ainda relembrou a primeira iniciativa do governo federal para impulsionar a construção de encostas no país.
“A primeira vez que se lançou a ação do governo federal para se construir encostas foi no mandato da presidente Dilma. Prevenção de desastres naturais, é assim que é chamado o programa”, acrescentou o gestor público.
Em seguida, ele afirmou que a Bahia ocupa a liderança no assunto, e esse pode ser um dos motivos para que Lula volte ao estado.
“E a Bahia, de todos os 27 estados do Brasil, foi quem teve a melhor execução de obras de encostas. Então, todo mundo que vai falar de eficiência das obras de encostas se refere a Bahia”, afirmou o titular da Casa Civil.
Programas de encostas na Bahia
As primeiras obras e ordens de serviço para a construção encostas na Bahia começaram a ser assinadas em 2014, ano em que Rui Costa (PT) foi eleito como governador do estado.
O programa de “Prevenção de Desastres Naturais” é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Lula na Bahia
Em ano pré-eleitoral, o presidente Lula (PT) já esteve na Bahia em três ocasiões diferentes. A mais recente foi no dia 17 de julho, quando foi a Jequié, no sudoeste baiano, para anúncios e entregas do Agora Tem Especialistas e Novo PAC Saúde
Relembre visitas de Lula à Bahia
17 de julho: presidente esteve em Jequié, no sudoeste baiano, onde apresentou resultado do Novo PAC Saúde 2025;
2 de julho: presidente participou dos desfiles cívicos da Independência do Brasil na Bahia, realizado no Largo da Lapinha, em Salvador;
7 de fevereiro: presidente inaugurou a Adutora da Fé e assinou ordens de serviço para construção da Barragem Rio da Caixa, do trecho Salitre do Canal do Sertão Baiano e da segunda etapa da Adutora, em Paramirim.