quinta-feira, 31 de julho de 2025

Govenador entrega de equipamentos para a saúde, ambulâncias e kits para comunidades rurais

 


Conhecida por sua longa extensão de praia de água doce, pelas dunas do São Francisco e pelo turismo de vinhos, a cidade de Casa Nova, no Norte da Bahia, foi representada pelo prefeito e gestores municipais, durante visita ao gabinete oficial do governador, em Salvador, nesta quinta-feira (31).

Durante o encontro, o governador Jerônimo Rodrigues recepcionou às demandas apresentadas e entregou três ambulâncias, equipamentos para a assistência básica de saúde e para o Hospital Municipal de Casa Nova.

Além de 40 kits de hortas urbanas para as comunidades rurais do município. “Tivemos uma reunião intensa, com grandes temas debatidos para educação, estradas, turismo, esporte, geração de renda, combate à fome, saúde. E estamos saindo, aqui, com resposta para todos eles. É essa parceria que faz com que a gente atenda com cada vez mais precisão às necessidades dos nossos municípios baianos”, disse o governador.

O prefeito Anísio Viana e seus gestores apresentaram pautas como a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a construção de portais para a cidade, a duplicação da BR-235, melhorias no acesso ao turismo – nas dunas e na vinícola Terra Nova, famosa no Sertão do São Francisco.

A abertura de campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), construção de mais duas escolas, reforma de uma quadra pública e construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também estiveram entre as demandas.

“A parceria do Estado é muito importante pra gente. Nosso município é extenso, tem uma população grande. Além de ser uma cidade turística, por conta das dunas do Velho Chico, nosso paraíso, o maior ponto turístico do nosso Vale do São Francisco. Então, saber que o governo vai ser um parceiro, para que a gente possa fazer uma cidade ainda melhor, é muito positivo”, compartilhou o prefeito Anísio Viana.

Ao todo, já foram mais de R$ 100 milhões aportados pelo Governo do Estado para obras estruturantes, em Casa Nova. A perspectiva é de que novos projetos sejam executados nas áreas apontadas pelos gestores. Na educação, os dois colégios estaduais de tempo integral — um na sede e outro, no distrito de Pau a Pique — passaram por ampliação e modernização.

Na infraestrutura viária, já foram pavimentados um dos acessos às dunas do Velho Chico, o acesso à rodoviária pela BR-235 e estão sendo concluídas as obras de asfaltamento do acesso a áreas rurais como os povoados de Riacho do Sobrado, Poço da Pedra (São Vítor) e Ouricuri (Serra Branca). O total investido nessas intervenções é de R$ 44,3 milhões.

Na zona rural, o acesso à água potável também tem sido priorizado, com a construção de oito Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, alguns já entregues. As obras atendem localidades como Sítio São Miguel, Poço da Pedra, Lagoa dos Tintinos, Recreio, Beira Rio e os povoados Leite Um, Dois e Três. Outros projetos envolvem a construção de unidades habitacionais na zona rural e a requalificação de unidades produtivas para pequenas agroindústrias.


Encontro de Mulheres Negras de Valença reafirma luta por reparação social e bem-viver

 


A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres e Reparação Social(SEMPRE) e do programa Valença Sem Racismo, promoveu nesta quarta-feira (30) o Encontro de Mulheres Negras de Valença, com o tema “Por Reparação Social e Bem-Viver”. Realizado no auditório do CEEPS (antigo COESVA), o evento reuniu lideranças, especialistas, movimentos sociais, estudantes e mulheres de diversas áreas para refletir sobre identidade, resistência e justiça social.

A programação contou com roda de conversa, falas institucionais e apresentações culturais, colocando em pauta temas como racismo estrutural, visibilidade da mulher negra, educação, saúde, inclusão e participação política. O momento foi marcado por trocas potentes, escutas sensíveis e reconhecimento das trajetórias coletivas e individuais que constroem, todos os dias, a resistência negra em Valença.

Presente no encontro, a representante da SEMPROS, Luciene Silva, destacou a importância do evento como parte de um processo contínuo de reparação e escuta ativa: “Promover esse diálogo é também reparar, acolher e garantir espaços de fala e decisão para quem historicamente foi silenciada. É assim que fortalecemos políticas públicas que enxergam realidades diversas e valorizam as mulheres negras como protagonistas,” afirmou.

Durante o encontro, a artista e ativista Maria Célia, do grupo Afro Filhos da Terra, emocionou o público com sua performance “Sou Eu” e compartilhou sua vivência como mulher negra, capoeirista, candomblecista e educadora cultural. “Criei o Grupo Afro Filhos da Terra levando arte e ancestralidade para crianças dos bairros mais esquecidos. Meu corpo é resistência. A mulher negra precisa ser vista, respeitada e celebrada. É isso que ensino aos jovens: que resistam e se orgulhem da sua história”, disse.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


quarta-feira, 30 de julho de 2025

Prefeitura de Valença inicia pavimentação asfáltica no Guaibim

 


A Prefeitura de Valença deu início nesta quarta-feira (30) a uma das obras de infraestrutura mais aguardadas pelos moradores e comerciantes do distrito do Guaibim: a pavimentação asfáltica da avenida Taquari e do centro da localidade. A ação está sendo executada por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e representa um marco importante para o desenvolvimento urbano e turístico da região.

As máquinas começaram os trabalhos pelo trecho final da avenida Taquari, e o projeto contempla a pavimentação completa da via com mais de 5 km. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Alan Ainsworth, as obras de asfaltamento vão avançar de forma integrada à construção dos canais de drenagem de águas pluviais, com investimento de meio milhão de reais, medida essencial para prevenir alagamentos e garantir a durabilidade da pavimentação.

“A chegada do asfalto no Guaibim não é apenas uma questão de mobilidade urbana. Estamos falando de qualidade de vida, valorização dos imóveis, incentivo ao comércio e fomento ao turismo, que é uma das principais atividades econômicas do distrito”, destacou o Prefeito Marcos Medrado.

O investimento atende a uma demanda histórica da comunidade, que há anos convive com ruas em más condições de tráfego, poeira e lama em períodos de chuva. Com a pavimentação, o deslocamento será facilitado, especialmente para moradores, comerciantes, turistas e prestadores de serviço, além de melhorar o acesso a equipamentos públicos, como escolas, unidades de saúde e espaços de lazer.

Com a urbanização em andamento, a expectativa é que o Guaibim, já conhecido por suas belas praias e vocação turística, ganhe ainda mais destaque como destino atrativo para visitantes e investimento para o município.

Informações: SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


Prefeitura de Valença realizará audiência pública para elaboração do PPA 2026–2029

 


A Prefeitura de Valença convida a população para participar da audiência pública que dará início à construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, instrumento essencial para o planejamento das políticas públicas do município. O PPA define as diretrizes, objetivos e metas da administração pelos próximos quatro anos, orientando ações e investimentos em diversas áreas.

A audiência é uma etapa fundamental do processo, pois garante a participação ativa da sociedade na definição das prioridades da gestão municipal. É o momento em que os cidadãos podem sugerir, debater e apresentar propostas que atendam às reais necessidades da comunidade.

De acordo com o consultor contábil Rogério Rocha, as propostas da população serão ouvidas e incorporadas ao projeto do PPA, contribuindo para um planejamento mais consistente. O documento passará pela primeira votação no dia 31 de julho, no Theatro Municipal de Valença, e no dia 1º de agosto, na Associação dos Pescadores e Artesãos do Guaibim.

Além das audiências presenciais, o cidadão também pode contribuir de forma virtual, por meio da Consulta Pública Online. O formulário está disponível no site oficial da Prefeitura: www.valenca.ba.gov.br.

Participe você também e ajude a construir uma Valença mais justa, participativa e alinhada com as necessidades de toda a população. Sua voz faz a diferença no futuro da nossa cidade!

Informações: SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


terça-feira, 29 de julho de 2025

Governo do Estado amplia investimentos e garante casas para população rural e povos tradicionais

 


O Governo do Estado amplia os investimentos em habitação rural, com foco também em comunidades tradicionais, povos originários e quilombolas, em mais de 41 municípios baianos. Nesta segunda-feira (28), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a publicação de edital de chamamento público, para construção de 4.708 unidades, na zona rural da Bahia.

A ação, realizada durante agenda do chefe do Executivo, integra o Programa Minha Casa Minha Vida Rural (MCMV Rural), e é resultado de parceria entre o Ministério das Cidades (MCID), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“Nós lançamos aqui o programa. Eu autorizei para que a CAR publique amanhã no Diário Oficial uma pauta do Minha Casa, Minha Vida Rural. O objetivo é dar dignidade ao nosso povo”, disse Jerônimo.

Na área da habitação para comunidades quilombolas de fundo e fecho de pasto, foi autorizada a publicação de edital de chamamento público para a seleção de entidades da sociedade civil, com o objetivo de construir 791 unidades habitacionais, em 27 municípios baianos. A ação visa garantir moradia digna e adequada para populações historicamente excluídas do acesso às políticas públicas de habitação.

“É um programa belíssimo, que vai fazer a diferença, principalmente para a zona rural. Precisamos fazer mais pelo produtor rural, aquele que vive da terra, porque são essas pessoas simples que colocam comida na nossa mesa e nós precisamos valorizá-los com uma casa”, disse o superintendente executivo de varejo da Caixa Econômica Federal em Barreiras, Nelson Siqueira.

Outro ato importante da agenda do governador, em Barreiras, foi a assinatura do edital para o reinício da construção de 917 unidades habitacionais em 12 municípios, também no âmbito do MCMV Rural. A iniciativa é da CAR, em parceria com Caixa e Banco do Brasil, com base na Portaria do Ministério das Cidades nº 921/2023.

Outra assinatura autorizou a celebração de termo de colaboração entre o Ministério das Cidades e Governo do Estado, por meio da SDR e CAR, com a Associação Comunitária do Santo Antônio (Acombasa), para a construção de outras 91 casas nos municípios de Utinga e Uma, destinada a povos originários.

“Um momento de muita emoção. Nosso povo será contemplado em diversas regiões do estado, e estou muito feliz, sabendo que o nosso povo terá moradia digna. E o mais importante é este edital zerar o déficit habitacional desses povos. É extremamente emocionante ver a política pública, a retomada do Minha Casa, Minha Vida, para contemplar aqueles que mais precisam”, comemorou a superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó.

Jerônimo ainda autorizou a publicação de edital para construção de 3 mil unidades habitacionais rurais para povos e comunidades tradicionais. Integrada ao programa MCMV Rural, o edital irá lançar uma chamada pública para que entidades da sociedade civil manifestem interesse, apresentem projetos e indiquem comunidades tradicionais a serem atendidas. Após avaliação, serão assinados os termos de fomento.

Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA



segunda-feira, 28 de julho de 2025

Domingo de música e arte movimenta o Theatro Municipal de Valença

 


O Theatro Municipal de Valença foi palco de muita música, arte e emoção neste domingo (27), com a estreia do Sarau Musical promovido pela Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento reuniu artistas locais, visitantes e apaixonados por arte em uma noite vibrante que celebrou os talentos valencianos e marcou o início de um projeto cultural promissor.

Quem abriu oficialmente o evento foi o secretário de Cultura, David Terra, que celebrou a realização da primeira edição e destacou a importância da iniciativa:
“O sarau é um convite à valorização da nossa cultura. Queremos fazer do Theatro um ponto de encontro entre artistas e comunidade, onde todos se sintam à vontade para compartilhar sua arte. E isso é só o começo”, afirmou.

No palco, a diversidade tomou conta com as apresentações das bandas República do Nordeste, Pragma e Welington da Guitarra. Em seguida, o microfone foi aberto e artistas de diferentes estilos e gerações puderam se expressar livremente, tornando o ambiente ainda mais democrático e surpreendente.

Nomes como Ivo Neto, Marcelo Natureza, Matheus Santana e sua filha Ainá Oduna, Nonogi, Jhon Barbosa e Barbozinha, Lua Rodrigues e Raice Lima encantaram o público.

A proposta do sarau é que ele aconteça mensalmente, sempre com a missão de fortalecer a cena artística da cidade e criar um espaço onde talentos de Valença possam se expressar, trocar experiências e se conectar com o público.

Além do aspecto cultural, o Sarau também aqueceu a economia local. Localizado na Praça da República, o Theatro impulsionou o movimento no comércio da região, promovendo geração de renda e valorizando o centro da cidade.

Se você perdeu esse momento especial, já pode marcar na agenda: o próximo Sarau Musical acontece no dia 31 de agosto. Um encontro de música, diversidade artística e valorização da cultura valenciana como nunca se viu.

Informações: SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


sexta-feira, 25 de julho de 2025

Pescadores e marisqueiras de Itaparica participam de novo encontro sobre a construção da ponte neste sábado (dia 26)

 


Neste sábado (dia 26), será realizada uma nova consulta livre, prévia e informada com pescadores artesanais e marisqueiras da área de influência do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. Desta vez, o encontro acontecerá às 9h, no Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, e contará com a participação de representantes das localidades de Itaparica, Santo Antônio, Alto das Pombas, Mocambo, Barro Branco, Engenho e Bela Vista.

O processo de consulta é coordenado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Durante as reuniões, são apresentadas informações sobre o traçado dos sistemas viários, os programas ambientais que serão implementados durante a construção e as ações que visam promover o desenvolvimento social e econômico da região.

As oitivas integram o conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas junto às comunidades situadas na área de influência do projeto da ponte, garantindo o diálogo constante entre todas as partes envolvidas no processo. A preparação das consultas foi iniciada em abril deste ano, com visitas técnicas em campo para identificação e diálogo com as lideranças locais, além de reuniões informativas para apresentação do projeto e realização de escutas sociais.

Além da Sepromi, que conduz as escutas e diálogos, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) acompanham os encontros e permanecem à disposição para fornecer mais informações.


quarta-feira, 23 de julho de 2025

Prefeitura inicia demolição do antigo Mercado do Peixe para construção de moderno centro de comercialização de pescado

 


A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da empresa contratada IFC Engenharia, iniciou nesta terça-feira (22) a demolição do antigo Mercado do Peixe. A ação marca o pontapé inicial para a construção do novo Centro Regional de Comercialização de Pescado, que será erguido no mesmo local, em um espaço totalmente requalificado e adaptado às necessidades dos trabalhadores e consumidores.

O novo centro contará com estrutura moderna e funcional, distribuída em uma área total de 445m². O projeto prevê a construção de 34 boxes para comercialização de pescado, áreas de lavagem, depósito e loja de gelo, loja de isopor, espaços administrativos, depósito de resíduos, sanitários, vestiário, estacionamento com seis vagas e uma estação de tratamento de efluentes. A previsão é que a obra seja concluída em até 180 dias.

A requalificação é considerada um marco para o setor pesqueiro valenciano, oferecendo melhores condições de higiene, armazenamento e trabalho para os pescadores e comerciantes locais. Além disso, o novo equipamento reafirma a importância cultural e econômica da pesca na história do município, com potencial também para se tornar um atrativo turístico.

“A pesca faz parte da alma de Valença. Com essa obra, estamos dando um passo decisivo para valorizar o trabalho dos nossos pescadores e oferecer um ambiente digno e moderno para quem vive do pescado”, destacou o prefeito Marcos Medrado.

A etapa de demolição deve ser concluída em até quatro dias, com o canteiro de obras sendo preparado em seguida para o início das construções.

Informações: SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


quarta-feira, 16 de julho de 2025

Atakarejo confirma nova unidade em Valença com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2026

 


Valença, no Baixo Sul, foi oficialmente confirmada nesta segunda-feira (14) como a próxima cidade a receber uma unidade do Atakarejo, uma das maiores redes de supermercados do estado. A decisão foi consolidada durante reunião entre representantes da empresa e a Prefeitura de Valença, com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2026.

Segundo a administração municipal, o projeto está em fase avançada, com definições sobre o terreno, localizado na entrada da cidade, ao lado do Atacadão, além de regularização documental e ajustes de infraestrutura.

A nova unidade terá cerca de 3,5 mil m² de área construída, seguindo o modelo tradicional da rede, voltada tanto para consumidores finais quanto para comerciantes e microempreendedores da região.

A expectativa é de que o empreendimento gere aproximadamente 250 empregos diretos e cerca de 500 vagas indiretas, impulsionando a economia de Valença e dos municípios vizinhos.

“É mais uma grande conquista para Valença, fruto do nosso compromisso com o desenvolvimento econômico da cidade e com a geração de oportunidades para o nosso povo. O Atakarejo chega para somar com o comércio local, oferecendo mais variedade e preços competitivos”, destacou o prefeito Marcos Medrado.

A Prefeitura garantiu que seguirá acompanhando todas as etapas do projeto, mantendo diálogo permanente com a direção do Atakarejo para assegurar o cumprimento dos prazos.

A expansão de grandes redes para o interior da Bahia tem se intensificado nos últimos anos, ampliando o acesso a serviços, produtos e oportunidades de trabalho. Com o anúncio, Valença se consolida como um polo regional de desenvolvimento no Baixo Sul.

Informações: SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


Zezé Di Camargo manda avião buscar Graciele e filha após pesadelo

 


Zezé Di Camargo protagonizou um gesto inesperado ao enviar um avião para buscar a esposa, Graciele Lacerda, e a filha do casal, Clara, em casa. O motivo? Um sonho ruim envolvendo a esposa que o deixou inquieto.

Segundo Graciele, que compartilhou o momento nas redes sociais na noite de segunda-feira (14), o cantor ligou logo pela manhã, ainda abalado com o que havia sonhado, e pediu que ela fosse até Goiânia, onde ele estava em compromissos profissionais.

“Me ligou assustado de manhã porque sonhou comigo e falou para eu vir, e mandou um avião buscar”, contou ela, bem-humorada.

Zezé também comentou a situação nas redes: “O avião foi lá buscar minhas princesas”, disse. “Agora eu tô bem, agora eu tô feliz”,


terça-feira, 15 de julho de 2025

Brasil ocupa 2º lugar em ranking global de crescimento do turismo internacional

 


O Brasil ficou em segundo lugar no ranking dos países com maior crescimento no turismo internacional no primeiro semestre de 2025. Os dados foram divulgados na segunda-feira (14) pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (ONU Turismo), que destacou o desempenho das Américas no período.

De acordo com o relatório, o Brasil registrou um aumento de 48% nas chegadas internacionais em comparação com o mesmo período de 2024. O Paraguai lidera a lista, com crescimento de 53%, seguido por Chile (48%) na terceira colocação — este último com percentual levemente inferior ao brasileiro.

O levantamento da ONU considera uma série de indicadores, como o volume de turistas estrangeiros, receitas geradas e demais dados relacionados à movimentação do setor. Segundo a organização, as Américas registraram, no geral, um aumento de 2% nas chegadas internacionais no primeiro semestre de 2025.

O desempenho brasileiro é atribuído a fatores como o fortalecimento da imagem do país no exterior, investimentos em infraestrutura turística e uma agenda internacional ativa voltada à promoção do Brasil como destino.


segunda-feira, 14 de julho de 2025

Lula deve assinar Lei da Reciprocidade contra tarifa de Trump nesta segunda-feira

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar nesta segunda-feira (14) a regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica, em resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O decreto será publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (15), segundo confirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

“Já está pronto o decreto. Vamos despachar com ele agora. [...] A denominação reciprocidade pode responder a um formato rápido se outro país fizer medidas semelhantes a essa que foi anunciada pelos Estados Unidos”, afirmou o ministro baiano, descartando edição extra do DOU.

A medida não consta na agenda oficial do presidente, mas ocorre após o aumento da tensão diplomática com os EUA.

Lei da Reciprocidade

Sancionada por Lula em abril após aprovação no Congresso, a Lei da Reciprocidade autoriza o governo a aplicar medidas comerciais contra países ou blocos que adotem barreiras unilaterais aos produtos brasileiros, como tarifas, cotas e restrições sanitárias injustificadas.

Comitê de empresários

Como parte da reação ao 'tarifaço' de Trump, Lula também decidiu criar um comitê de empresários para buscar alternativas e mitigar os impactos da medida. A decisão foi tomada durante uma reunião emergencial com ministros e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, na noite de domingo (13), no Palácio da Alvorada.

O comitê será presidido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.


Reforma da Unidade de Saúde de Serra Grande, em Valença, entra na fase final e será entregue no dia 19 de julho

 


A Prefeitura de Valença se prepara para entregar à população do distrito de Serra Grande uma unidade de saúde completamente reformada e ampliada. A inauguração oficial está marcada para o dia 19 de julho e promete fortalecer a rede de atenção básica no interior do município.

O prefeito Marcos Medrado esteve na localidade nesta terça-feira (8), acompanhado do secretário de Governo, Cyro Freitas; da secretária de Saúde, Adriana Couto; do secretário de Infraestrutura, Alan Ainsworth; e do vereador Luiz do Boi. Durante a visita técnica, o grupo realizou a vistoria final da obra, que foi executada com recursos próprios da gestão municipal.

A Unidade de Saúde de Serra Grande passou por uma ampla reestruturação, incluindo melhorias nos espaços de recepção, consultório médico, atendimento odontológico, sala de vacinação e farmácia. O equipamento também foi beneficiado recentemente com a chegada de uma nova ambulância, fruto de emenda do deputado estadual Patrick Lopes.

Com a requalificação, a unidade oferecerá melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde e mais conforto e dignidade no atendimento aos pacientes da região. “Estamos no caminho certo para transformar Serra Grande e toda a região. Essa entrega é para dar mais alegria ao nosso povo”, afirmou o prefeito Marcos Medrado.

A expectativa é de que a nova estrutura fortaleça a qualidade dos serviços prestados à população de Serra Grande e comunidades vizinhas, consolidando mais um passo da atual gestão no compromisso com a saúde pública.


sexta-feira, 11 de julho de 2025

Prefeitura de Valença garante funcionamento dos Correios e assume aluguel de sede provisória durante reforma da agência

 


A Prefeitura de Valença confirmou, nesta terça-feira (8), que irá assumir a responsabilidade de manter a agência dos Correios funcionando na cidade, mesmo durante o período de reforma do prédio onde o serviço opera atualmente. A gestão municipal decidiu custear o aluguel de uma sede provisória para evitar a interrupção dos serviços postais no município, compromisso que originalmente caberia à União.

A iniciativa da Prefeitura surgiu após a Superintendência dos Correios anunciar, por meio de aviso fixado na portaria da agência, que a unidade de Valença seria fechada temporariamente e os serviços seriam transferidos para Taperoá, cidade vizinha. A medida gerou preocupação e repercussão negativa, já que afetaria diretamente milhares de moradores e empresas locais.

Diante da situação, o prefeito Marcos Medrado interveio junto à Superintendência da estatal, destacando os prejuízos sociais e econômicos que o fechamento da agência causaria à população de Valença. Após as tratativas, ficou definido que a agência seguirá funcionando no município, com a Prefeitura assumindo o aluguel de um novo espaço enquanto a sede oficial, localizada na Praça da República, passa por reformas.

Segundo informações da gestão municipal, o contrato de locação do imóvel provisório já está em fase final de elaboração e terá validade de dois anos, com valor mensal de até R$ 5 mil. O endereço da nova sede será divulgado assim que os trâmites forem concluídos.

Durante o período de transição, enquanto o novo espaço não é ativado, a agência dos Correios continuará operando normalmente no prédio atual, garantindo o atendimento ininterrupto à população. A Prefeitura destaca que, apesar de se tratar de uma responsabilidade da esfera federal, decidiu agir para preservar os interesses da cidade e evitar prejuízos à população e à economia local.


quarta-feira, 9 de julho de 2025

Salvador recebe maior competição de robótica do mundo em julho

 


Salvador vai sediar, entre os dias 15 e 21 de julho, a RoboCup 2025, considerada a maior competição internacional de robótica e inteligência artificial do mundo. O evento será realizado no Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio, e deve reunir mais de 3 mil competidores de 42 países, além de atrair cerca de 150 mil visitantes à capital baiana.

Com entrada gratuita para o público entre os dias 17 e 20, a RoboCup não se limita às disputas entre robôs. A programação inclui simpósios, workshops, oficinas e capacitações para professores da rede pública, promovendo a troca de conhecimento e o estímulo à educação científica. As competições estão divididas em diversas categorias, como Soccer, Rescue, @Home, Industrial, Junior e a inédita Flying Robots, voltada para desafios com drones autônomos. Os ingressos estão disponíveis no site Sympla.

A escolha de Salvador como sede do evento foi viabilizada pela articulação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), em parceria com a RoboCup Brasil. Em 2023, a capital baiana já havia sediado a etapa nacional da competição, com sucesso reconhecido pela organização internacional.

Para o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Alberto Braga, a RoboCup é uma oportunidade de colocar Salvador no mapa global da ciência e da inovação. “É um evento que vai muito além da tecnologia. Ele posiciona Salvador como referência no setor e ajuda a despertar vocações entre os jovens, além de impulsionar a economia local e o turismo de negócios”, destacou.


terça-feira, 8 de julho de 2025

Prefeito de Aratuípe anuncia pacote de obras em Maragogipinho e reforça compromisso com sede e zona rural

 


Durante visita à localidade do Barreirinho, em Maragogipinho, o prefeito de Aratuípe, Professor Tone, anunciou neste sábado (5) um amplo pacote de obras de infraestrutura e saúde. Acompanhando pessoalmente os trabalhos iniciais de terraplanagem, o gestor destacou que, apesar do clima festivo da data, o momento também é de muito trabalho no município.

“5 de julho é dia de festa em Maragogipinho, mas também é dia de trabalho, porque a gente não pode parar”, afirmou o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais. Entre as principais intervenções anunciadas está a construção de uma nova unidade de saúde, que, segundo ele, trará mais dignidade e melhores condições de atendimento para a população local. A expectativa é que as obras comecem ainda este mês.

Além do novo posto de saúde, a comunidade será contemplada com a construção de uma creche, pavimentação de vias já licitadas e a implantação de rede de abastecimento com água encanada de qualidade. “Um conjunto de ações, um conjunto de serviços que nós estamos realizando aqui em Maragogipinho, porque esse povo merece”, ressaltou o prefeito.

Professor Tone também reforçou que os investimentos não se limitarão a Maragogipinho. “Teremos construção também lá na sede e teremos atividade na zona rural. A gente trabalha por toda a cidade e o trabalho não pode parar”, concluiu.


segunda-feira, 7 de julho de 2025

Prefeito Marcos Medrado discute implantação de Zona Azul e melhorias na mobilidade urbana em Valença

 


Nesta segunda-feira (07), o Prefeito de Valença, Marcos Medrado, se reuniu com o secretário de Governo e chefe de Gabinete, Cyro Freitas, e o representante da empresa responsável pela execução do projeto de Zona Azul na cidade.


Durante a reunião, foram discutidos pontos fundamentais para a implementação do sistema de estacionamento rotativo, que inclui, além da Zona Azul, melhorias na sinalização e ações voltadas à mobilidade urbana. O objetivo é organizar o tráfego, democratizar o uso das vagas públicas e oferecer mais fluidez ao trânsito, especialmente nas áreas de maior movimentação.


O projeto será encaminhado para a Câmara de Vereadores, onde passará por votação antes de entrar em fase de execução. A previsão é que, após aprovação legislativa, as ações comecem a ser implantadas em um prazo médio de 60 dias.


“A implementação da Zona Azul representa mais um passo da gestão na busca por soluções que melhorem a qualidade de vida da população e modernizem a infraestrutura urbana de Valença”, destacou o Prefeito Marcos Medrado.


SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


Valença participa da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

 


O município de Valença está representado na 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora pelos delegados Carlos Henrique e Suvani Nascimento, além da coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), Eliene Ferreira.


O evento, que acontece até este sábado (05), é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde da Bahia e pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), reunindo representantes de diversas regiões para debater diretrizes e fortalecer ações que assegurem ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.


A presença de Valença no encontro é possível graças ao apoio da secretária de Saúde, Adriana Couto, e do prefeito Marcos Medrado, que vêm garantindo a participação ativa do município nas discussões estratégicas sobre a saúde pública no estado.


“A conferência é um espaço fundamental para o diálogo e a construção coletiva de propostas que impactam diretamente a vida dos trabalhadores”, destaca Adriana Couto, secretária de Saúde de Valença.


A participação na conferência reforça o papel da Vigilância em Saúde do Trabalhador em Valença, que segue atuando para garantir os direitos dos trabalhadores e promover ambientes de trabalho mais dignos e seguros.


SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


  O Governo da Bahia deu início, nesta quarta-feira (3), ao processo de seleção dos municípios que receberão apoio financeiro e logístico pa...