quarta-feira, 30 de abril de 2025

Daniel Boaventura realiza show especial no Dia dos Namorados



O ator e cantor baiano Daniel Boaventura, de 54 anos, retorna à sua terra de origem depois de três anos. Com a turnê ‘Em Casa’, o artista irá comparecer à Pupileira, no bairro de Nazaré, e promete encantar os casais no Dia dos Namorados, 12 de junho, às 21 horas.

Daniel Boaventura apresentará ao seu público diversas canções autorais, sucessos mais atuais e clássicos eternizados nas vozes de Elvis Presley, Barry White e Frank Sinatra.

Quem quiser logo garantir os ingressos já pode buscar na plataforma Sympla, com preços entre R$ 300 (inteira) e R$ 100 (meia). Existe ainda a opção do ingresso solidário, com desconto e doação de dois quilos de alimentos. Todos serão encaminhados aos projetos sociais da importante Santa Casa da Bahia.


terça-feira, 29 de abril de 2025

Mais de 260 mil eleitores podem ter título cancelado; prazo para regularização é até 19 de maio

 


Mais de 260 mil eleitores na Bahia correm o risco de ter o título cancelado por não comparecerem às três últimas eleições, não justificarem a ausência nem quitarem as multas eleitorais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA). O prazo para regularizar a situação vai até o dia 19 de maio.

Salvador lidera o número de títulos em risco de cancelamento, com 62.128 eleitores nessa condição. Em seguida, aparecem Feira de Santana (9.601), Vitória da Conquista (7.503) e Camaçari (5.924).

Para evitar o cancelamento, o eleitor deve consultar sua situação por meio do site do TRE-BA, do aplicativo e-Título, pelo telefone (71) 3373-7000 ou presencialmente nos cartórios eleitorais e postos da Justiça Eleitoral.

Caso haja pendência, como multas por ausência às urnas ou a convocações para trabalhos eleitorais, é necessário realizar o pagamento por meio do Autoatendimento Eleitoral. Também é possível buscar atendimento presencial nos cartórios, postos do SAC ou na Central de Atendimento ao Público do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O cancelamento do título impede o eleitor de exercer uma série de direitos, como tomar posse em cargos públicos, renovar matrícula em instituições oficiais de ensino e obter passaporte ou carteira de identidade, entre outras restrições administrativas.

O TRE-BA orienta que os eleitores verifiquem sua situação com antecedência para evitar contratempos, especialmente em ano de eleições municipais.




domingo, 20 de abril de 2025

Com apoio do Governo da Bahia, Feira de Caxixis reforça tradição centenária e impulsiona turismo no Recôncavo

 


Neste sábado (19), o município de Nazaré, no Recôncavo Baiano, foi palco de mais uma edição da tradicional Feira de Caxixis — evento tricentenário que mistura história, arte e identidade cultural. Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, a feira deve reunir cerca de 90 mil visitantes até o dia 20 de abril, consolidando-se como a maior feira de artesanato ao ar livre da América Latina.

Ao lado de secretários estaduais e lideranças locais, o governador percorreu os espaços da feira, reforçando o compromisso do Governo da Bahia com a valorização da cultura popular e com o fortalecimento da economia criativa. “É uma alegria participar desta celebração que une memória, ancestralidade e desenvolvimento. A Feira de Caxixis é mais do que uma tradição, é uma vitrine da nossa identidade e um importante vetor de geração de renda e turismo para o estado”, destacou Jerônimo.

Realizada anualmente durante a Semana Santa, a feira tem raízes históricas ligadas aos oleiros da Vila de Maragogipinho, em Aratuípe. Segundo registros, a tradição teve início com o artesão Patrício, que navegou o Rio Jaguaripe para vender peças de cerâmica em Nazaré. O sucesso foi tanto que, ano após ano, mais oleiros se somaram à iniciativa, consolidando o evento como uma referência no calendário cultural baiano.

A edição de 2025 conta com cerca de 250 expositores, que preparam ao longo do ano milhares de peças em cerâmica, além de roupas, turbantes, acessórios e alimentos artesanais. Entre eles está o oleiro David dos Santos Almeida, 37, que confecciona mais de duas mil peças em apenas um mês. “Tenho jarras, burrinhos, girafinhas, tudo feito com muito cuidado. A feira é uma chance de divulgar o nosso trabalho e conquistar novos clientes”, disse o artesão.

O apoio do Governo do Estado se concretiza em ações de diversas secretarias, como Cultura (Secult), Turismo (Setur), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Agricultura Familiar. Feiras temáticas como a AfroBahia, Cesol do Recôncavo, Artesanato da Bahia e a dos Oleiros de Maragogipinho foram organizadas com investimentos públicos.

“Aqui se manifesta uma inteligência ancestral que transforma barro em beleza e identidade. Investir na Feira de Caxixis é investir em cultura, em desenvolvimento e na autoestima do nosso povo”, afirmou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

Já o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, ressaltou o impacto do evento para o fluxo turístico: “Transformamos uma tradição secular em um dos maiores eventos a céu aberto do Brasil. É um atrativo que movimenta a economia regional e projeta a Bahia no cenário nacional e internacional”.

Além da exposição artesanal, a programação inclui apresentações culturais e shows de nomes como Jorge Vercillo, Xanddy Harmonia, Tayrone, Filhos de Jorge e Vijal, garantindo entretenimento para todos os públicos.

A Feira de Caxixis segue até domingo (20), sendo um convite à celebração da cultura viva do povo baiano, entre peças de barro, sons ancestrais e a energia vibrante do Recôncavo.


quinta-feira, 17 de abril de 2025

Capitania dos Portos apreende embarcações irregulares no Baixo Sul após acidente fatal em Gamboa

 


A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) intensificou a fiscalização no Baixo Sul do estado e retirou de circulação 11 embarcações, além de apreender outras 7 nas regiões de Valença e Gamboa do Morro, em Cairu. A ação teve início na última quarta-feira (16) e faz parte de uma ofensiva em resposta ao grave acidente ocorrido no início do mês.

No último dia 7, duas lanchas – identificadas como "Safira" e "Lipe e Lara" – colidiram em frente à praia da Gamboa, vizinha ao Morro de São Paulo. O choque resultou na morte de uma pessoa e deixou 14 feridas. Segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), nenhuma das embarcações envolvidas possuía autorização para o transporte intermunicipal de passageiros ou para operar no turismo náutico.

Desde então, a CPBA intensificou as abordagens e vistoriou 181 embarcações, emitindo 38 notificações por descumprimento às Normas da Autoridade Marítima. Além das apreensões, os militares promoveram nesta sexta-feira (18) uma série de ações educativas dentro da campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança, com foco na orientação de tripulantes que atuam no transporte de passageiros e no setor turístico.

Durante as palestras, foram destacados tópicos como a correta utilização de equipamentos de salvatagem, práticas de condução segura e a importância do cumprimento das normas marítimas. Também foram distribuídos exemplares do Ripeam (Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar), com o objetivo de reforçar o conhecimento técnico dos profissionais que operam nas águas da região.

A Capitania dos Portos reforçou que denúncias de irregularidades no tráfego marítimo podem ser encaminhadas com fotos e vídeos para o e-mail cpba.ouvidoria@marinha.mil.br ou pelo telefone (71) 3507-3777.


quarta-feira, 9 de abril de 2025

Marinha instaura inquérito sobre acidente entre lanchas que deixou um morto e 14 feridos na Gamboa do Morro

 


A Marinha do Brasil instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente envolvendo duas embarcações que deixou 14 pessoas feridas e resultou em uma morte na noite de segunda-feira (7), nas proximidades da Gamboa do Morro, no arquipélago de Cairu, no Baixo Sul da Bahia. 

A colisão entre os barcos "SAFIRA" e "LIPE E LARA" ocorreu durante a navegação em rumos opostos, segundo informações preliminares da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), que investiga o caso. O prazo inicial para conclusão do inquérito é de 90 dias. Equipes da CPBA foram deslocadas ao local logo após o ocorrido para prestar apoio e iniciar as investigações.

A embarcação “SAFIRA” chegou a naufragar parcialmente após o impacto, mas já foi reflutuada e levada a um local seguro. Ainda conforme a Marinha, não foram detectados indícios de poluição hídrica na região.

Ambas as embarcações envolvidas estão com a documentação em situação regular junto à autoridade marítima. A Marinha do Brasil manifestou pesar pelo acidente e prestou solidariedade às vítimas e aos familiares.

O arquipélago de Cairu, conhecido por sua intensa atividade turística e tráfego de embarcações, volta a chamar atenção para a necessidade de rigor na segurança da navegação na região.





terça-feira, 8 de abril de 2025

Secretaria de Saúde de Valença mobiliza estrutura para atender vítimas de acidente na Gamboa do Morro de São Paulo

 


A Secretaria Municipal da Saúde de Valença confirmou nesta segunda-feira (7) que toda a estrutura de saúde do município está mobilizada para prestar assistência às vítimas de um acidente que deixou diversos feridos, muitos dos quais estão sendo atendidos na Santa Casa de Misericórdia de Valença.

De acordo com a secretária Adriana Couto, equipes da Secretaria estão presentes no hospital desde a chegada das vítimas e seguem acompanhando de perto a situação. “Estamos aqui na Santa Casa de Valença desde o início. Neste acidente, mais de 10 vítimas foram resgatadas e deram entrada aqui no hospital. Infelizmente, tivemos uma vítima fatal”, lamentou a secretária.

Segundo Adriana, quatro pacientes em estado mais grave estão passando por exames, incluindo tomografias. A depender da avaliação médica, os casos mais delicados poderão ser transferidos para unidades com maior suporte.

“Se houver necessidade de transferência, o médico vai sinalizar, e nós já nos colocamos à disposição com todo o suporte de transporte, regulação e direcionamento. A Secretaria Municipal de Saúde de Valença está pronta para o que for necessário”, afirmou.

SECOM PMV


Prefeitura de Valença leva CrediBahia a Serra Grande e fortalece o Empreendedorismo Local

 


Com o compromisso de incentivar o crescimento econômico e apoiar os pequenos negócios, a Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, levou o programa CrediBahia até o distrito de Serra Grande.


A ação, que foi realizada a convite do vereador Luís do Boi, teve como objetivo oferecer uma linha de crédito diferenciada e acessível para aqueles que buscam fortalecer e expandir seus negócios.


Para os micro e pequenos empreendedores, essas linhas de crédito representam uma excelente oportunidade para investir em novos equipamentos, expandir a produção, melhorar a infraestrutura dos negócios ou até mesmo oferecer novos produtos e serviços aos clientes.


Além disso, o fato de a gestão municipal levar esses recursos para as localidades mais distantes reforça a ideia de que o desenvolvimento de Valença não pode ficar restrito apenas aos grandes centros, mas precisa alcançar cada canto do município, promovendo a inclusão econômica de todos os cidadãos.



sábado, 5 de abril de 2025

Valença realiza caminhada pela Conscientização do Dia Mundial do Autismo

 



O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial do Estado deste sábado (5), a licitação para a construção do novo Hospital Universitário de Paulo Afonso (HUPA). A obra será realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Em suas redes sociais, o presidente da Conder, José Trindade, celebrou o que ele definiu como “mais um fruto da parceria Bahia x Brasil”. A obra executada pelo governo baiano terá recursos do Governo Federal através do Novo PAC e foi autorizada, ontem, pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em evento na cidade de Paulo Afonso.

Responsável pela execução da obra, Trindade parabenizou o governador e agradeceu pela “confiança depositada, mais uma vez, na equipe da Conder. Vamos trabalhar para garantir o padrão de qualidade que tem sido marca das nossas obras”.

O gestor lembrou que a empresa se tornou referência na construção de equipamentos na área de saúde, ganhando prêmios nacionais por obras de excelência realizadas nas gestões Rui Costa e Jerônimo Rodrigues. “O Hospital Ortopédico do Estado, em Salvador; o Hospital Regional Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas; e o Hospital Regional de Juazeiro são alguns dos exemplos de grandes equipamentos de saúde entregues pelo governo baiano nos últimos anos, sem falar das policlínicas, hoje presente nos quatro cantos do estado”, pontuou Trindade.

A Conder também está responsável por outras obras do Novo PAC na área da saúde, a exemplo dos hospitais regionais do Baixo Sul, em Valença, e do Sisal, em Serrinha, e da Maternidade Regional de Amargosa. Em Salvador, a companhia vai ampliar e modernizar o Hospital Geraldo do Estado (HGE), obra autorizada pelo governador no pacote de aniversário de Salvador, na última semana.

Hospital em Paulo Afonso
Com um investimento de mais de R$ 150 milhões, a unidade terá 165 leitos, incluindo 30 de UTI, e será referência no atendimento de média e alta complexidade. Além de ampliar a assistência hospitalar, o HUPA terá um papel essencial na formação de novos profissionais da saúde, fortalecendo o ensino e a pesquisa na região.

Durante o anúncio, o governador destacou a importância da obra. “Estamos garantindo mais acesso à saúde, com um hospital moderno, bem equipado e que também servirá como espaço de formação para médicos, enfermeiros e outros profissionais da área. Isso significa mais atendimento, mais especialistas e menos deslocamentos para grandes centros”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

O HUPA será um hospital universitário regional construído em parceria com o governo federal, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Governo do Estado. Somando obra e equipamentos, o investimento ultrapassará R$ 200 milhões.


quinta-feira, 3 de abril de 2025

Vereador Fabrício Lemos comemora chegada do asfalto à Baixa Alegre

 


Após quase 16 anos de luta e solicitações às gestões anteriores, o tão sonhado asfalto finalmente chegou ao bairro da Baixa Alegre. A pavimentação representa mais do que uma simples obra: é sinônimo de dignidade, segurança e qualidade de vida para os moradores.


O vereador Fabrício Lemos, que há anos vem batalhando por essa melhoria, celebrou a conquista com entusiasmo:


“É uma emoção muito grande ver esse sonho se tornando realidade. Foram mais de 16 anos de luta por essa obra tão importante para nossa comunidade. Meu agradecimento especial ao amigo Marcos Medrado, que foi fundamental para que esse momento acontecesse.”


A pavimentação na Baixa Alegre marca mais um avanço na infraestrutura da cidade, garantindo melhores condições de tráfego, segurança e bem-estar para todos.


quarta-feira, 2 de abril de 2025

Prefeitura de Valença: Feiraguay em transformação e valorização do comércio local

 


Nesta quarta-feira (02), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, esteve na Feiraguay, no Centro da cidade, para apresentar a proposta de reorganização e melhorias no espaço da feira. O foco principal foi a ocupação dos boxes vazios e a recuperação de áreas abandonadas que estavam comprometendo a experiência dos consumidores e o funcionamento do comércio local.


A ideia é garantir que os feirantes ativos tenham o suporte necessário para continuar suas atividades de forma mais organizada e segura, além de otimizar a utilização dos espaços que estavam desocupados, atraindo novos comerciantes e melhorando a oferta de produtos para os consumidores.


A proposta apresentada reflete o compromisso da gestão pública em apoiar o comércio local, revitalizando a feira e estimulando o crescimento econômico da região, criando um ambiente mais dinâmico e sustentável para todos os envolvidos.


SECOM PMV


terça-feira, 1 de abril de 2025

Número de mortos em terremoto de Myanmar chega a 2.719 e pode passar de 3 mil

 


O número de mortos no terremoto que atingiu Myanmar, no Sudoeste Asiático, na última sexta-feira (28), subiu para 2.719, podendo ultrapassar 3 mil, segundo estimativas. A tragédia gerou grande comoção mundial.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (1º) por Min Aung Hlaing, líder da junta militar que governa o país desde o golpe de Estado em fevereiro de 2021.

Além das vítimas fatais, o general informou que o terremoto deixou 4.521 feridos e 441 desaparecidos, agravando ainda mais a situação.

As autoridades seguem trabalhando no resgate dos afetados e na avaliação dos danos em diversas regiões do país. O impacto do desastre continua sendo monitorado pelas equipes de socorro.


  O Governo da Bahia deu início, nesta quarta-feira (3), ao processo de seleção dos municípios que receberão apoio financeiro e logístico pa...