domingo, 28 de janeiro de 2024

Morro de São Paulo terá festival gratuito com shows de Luiz Caldas, Cheiro de Amor, Jau e muito mais

 


A energia da musicalidade do Carnaval vai tomar conta de Morro de São Paulo, terceiro maior polo turístico da Bahia. Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o Festival de Morro de São Paulo chega à sua 7ª edição, celebrando a estação em um dos destinos mais procurados no Verão brasileiro. No palco montado na Segunda Praia, passarão artistas como Luiz Caldas, Jau, Filhos de Jorge, Afrocidade, Cheiro de Amor, Negra Cor e Batifun.

Após um hiato de sete anos, o Festival ganhou nova edição em 2023, com nomes como Marcelo Falcão e Toni Garrido, e promete se firmar no calendário do Verão baiano. “Morro de São Paulo é um lugar mágico, um destino procurado internacionalmente, e merece ter eventos como esse festival, que celebra a música, a natureza, os encontros”, afirma a coordenadora geral do projeto, Márcia Mamede.

Seguindo o exemplo de anos anteriores, o Festival será creditado com o selo Carbon Free, calculando o índice de emissões de dióxido de carbono emitido durante todos os três dias de evento. A cota de emissões registrada será mitigada por meio do plantio de árvores executado pela empresa OCT – Organização de Conservação da Terra, situada em Pratigi, localidade próxima a Morro de São Paulo. Toda a gestão será supervisionada pelo especialista da Organização, que vai gerenciar as reduções de impactos dos resíduos do projeto na natureza.

A sustentabilidade também está presente no descarte do material reciclável utilizado durante a festa. Os resíduos gerados serão direcionados a uma cooperativa local, que será responsável pelas etapas de coleta, transporte, transbordo e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos para reciclagem.


segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Excesso de telas pode prejudicar a visão das crianças

 



Em um mundo cada vez mais conectado, as telas tornaram-se uma parte integral da vida cotidiana. As crianças das novas gerações, desde cedo, estão imersas nesse universo digital, o que se intensifica durante as férias.

“A grande questão é o tempo que dedicamos às novas tecnologias”, destaca a oftalmologista Fernanda Fernandes. A médica explica que o vício em telas pode causar danos de curto e longo prazo aos olhos das crianças. “Além de sintomas como cansaço visual, ardor, desconforto e dor de cabeça, a criança pode desenvolver uma “falsa miopia” (desencadeada pelo tempo excessivo em atividades para perto) ou até mesmo o aumento da miopia. É possível também o surgimento de desvios oculares e doença do olho seco.” 

A concentração prolongada nas telas reduz a frequência de piscadas, contribuindo para a evaporação rápida da lágrima e o desenvolvimento do olho seco. “Embora boa parte dos sintomas possam ser tratados facilmente, como colírios recomendados para o tratamento de olho seco, o estrabismo e o aumento de miopia podem gerar problemas futuros.”, informa a oftalmologista.

Ainda de acordo com a especialista, a falta de atividades ao ar livre também aumenta o risco de miopia nas crianças, pois a luz natural desempenha um papel protetor. “Isso acontece porque a exposição ao sol estimula a produção de dopamina, neurotransmissor regulador do crescimento ocular. A ausência dessa luz pode levar ao crescimento excessivo do olho, resultando em miopia, que é a dificuldade em enxergar para longe.”, explica a médica.

Fernanda enfatiza a necessidade de os pais monitorarem o tempo que seus filhos passam em dispositivos eletrônicos. As diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam a introdução gradual de telas apenas após os 2 anos, com limites diários específicos para cada faixa etária.  

Para proteger a saúde ocular das crianças diante das telas, Fernanda sugere cinco cuidados essenciais:

  1. Estabelecer um limite de tempo para o uso de telas;
  2. Criar momentos offline para estimular a criatividade;
  3. Promover atividades ao ar livre;
  4. Orientar sobre a importância de manter uma distância adequada das telas; 
  5. Ajustar a iluminação dos dispositivos.

Sobre Fernanda Fernandes 

A médica Fernanda Fernandes é graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia, com Residência em Oftalmologia no Hospital das Clínicas (BA), onde fez Fellowship em Córnea e Doenças externas. Atua na oftalmologia geral com foco no tratamento de miopia, lentes de contato, córnea e doenças externas.



Ilha de Boipeba: Padroeiro de Cova da Onça é homenageado com romaria marítima

 


Como parte dos festejos em homenagem a São Sebastião, foi realizada neste domingo (14), em Cova da Onça, a tradicional romaria marítima, com a participação de diversas embarcações. Não faltaram fé, alegria e devoção.
O prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, e a vice-prefeita Cíntia Rosemberg marcaram presença, ao lado de moradores, lideranças políticas, assessores e representantes da imprensa. Os louvores a São Sebastião seguem até o próximo sábado, 20 de janeiro, dia do santo padroeiro.


domingo, 7 de janeiro de 2024

Prefeitura de Cairu suspende uso de cavalos nas famosas charretes para transporte de turistas

 


Nesta semana uma imagem chocou moradores e turistas que estavam visitando as praias do Morro de São Paulo, em Cairu. Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram a agonia de um cavalo que passou mal durante os famosos passeios de charrete, que normalmente ocorrem no trecho entre o fim da terceira praia até a quinta praia. O animal não resistiu e morreu causando grande comoção nas redes sociais.

Diante da repercussão negativa, a prefeitura de Cairu tomou uma providência, que na verdade já deveria ter tomado há muitos anos, e suspendeu os passeios de charretes com a utilização de cavalos no Morro de São Paulo.


O prefeito Hildécio Meireles reconheceu que a situação dos animais era insustentável, mas pontuou também a situação das famílias que dependem da atividade turística para o seu sustento e que vai encontrar medidas que possam solucionar a situação dessas famílias. “A gestão vai se reunir com a associação dos Charreteiros na tentativa de encontrar uma alternativa para a sobrevivência deles. Enquanto isso a prefeitura vai cadastrar as famílias para garantir a subsistência deles”, disse o gestor.


MESMO SOFRIMENTO EM BOIPEBA


Além do Morro de São Paulo, a paradisíaca Ilha de Boipeba, com todos os seus encantos, também comunga de uma cena lamentável onde cavalos ainda são utilizados para diversas finalidades. Em carroças, para o transporte de materiais, e nas charretes para o lazer dos turistas.


Há relatos de flagrantes onde pode-se notar até oito pessoas numa charrete sendo puxada por um animal que visivelmente demonstra sinais de cansaço devido tamanha carga. O prefeito de Cairu determinou que soluções sejam aplicadas também em Boipeba visando a proteção destes animais e a pronta assistência às famílias que dependem dessa atividade.


Governo decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Zagallo

 


O Brasil está oficialmente em luto pelo falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo. O decreto foi anunciado neste sábado (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado em edição extra no Diário Oficial.

O tetracampeão Zagallo morreu às 23h41 desta sexta-feira (5), por falência múltipla dos órgãos, aos 92 anos. Ele estava internado desde o final do ano passado no Hospital Barra D’Or.

“Em memória do eterno Mário Jorge Lobo Zagallo, está decretado luto oficial de 3 dias no país”, postou Lula, nas redes sociais.

Mais cedo, o presidente da República já havia comentado a morte do Velho Lobo. Lula lembrou que, além de ser um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, Zagallo foi “um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil”.


  O Governo da Bahia deu início, nesta quarta-feira (3), ao processo de seleção dos municípios que receberão apoio financeiro e logístico pa...