segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Cairu realiza caminhada lilás e inaugura Casa da Mulher Cairuense.

 


O local, além de atender vítimas de violência doméstica, pretende também oferecer cursos profissionalizantes e estará aberto diariamente para as mulheres. O equipamento recebeu o nome da Professora Cecilia Pancho Crispim, que foi vitima de feminicidio, e essa homenagem é justa como referencia na luta contra a violencia à mulher, disse a Delegada de Policia e Coordenadora do Movimento Quintas Feminista, Dra. Argimaria Soares.


A estrutura conta com sala de recepção, área para oficinas, biblioteca, sala para atendimento, cozinha , banheiro e uma área muito bem arejada . A mobília e os equipamentos da casa são de excelente qualidade, proporcionando aconchego e bem estar para as atendidas . 


Antes da inauguração da casa, foi realizada uma grande caminhada , denominada Caminhada Lilás que contou com a presença do prefeito Hildecio Meireles, a vice Cíntia, vereadores, secretários, liderança da região e a comunidade de cairu, percorrendo diversas ruas da sede. 


A Secretaria de políticas sociais Iramar Costa disse: “ Estou muito feliz e orgulhosa por fazer parte dessa gestão,  Hildecio não se preocupa em fazer apenas grandes obras, até porque aqui em Cairu tem grandes obras realizadas por Hildecio e Cíntia , escolas, creches, pontes, orlas, mas tem um prefeito que também se preocupa em cuidar do ser humano, obrigado meu prefeito, e pra você Cíntia eu tiro meu chapéu… disse a secretária. 


Aqui hoje estamos entregando a nossa Cairu um estruturado para o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Quero destacar  importância do atendimento digno às vítimas, desde o momento da decisão da denúncia até o encaminhamento para os serviços que tem como principal característica o acolhimento exclusivo, evitando constrangimentos. Enquanto a equipe presta os primeiros atendimentos à mulher, seus filhos poderão ficar na casa com segurança.A vice-prefeita Cintia   reafirmou o compromisso com as políticas públicas para as mulheres, em especial, na luta pelo fim da violência. “É um espaço para eternizar a memória da Professora Cecilia Pancho Crispim, mas reafirmar o compromisso com as políticas de gênero.

A violência domestica ainda  é um grande problema, infelizmente, ainda assola a vida de muitas mulheres...Um espaço como esse é importante para as mulheres, pois antes de falar de romper ciclos, também precisamos falar de empedramento e superação. Nós só podemos falar de enfrentamento à violência, se essa mulher tiver poder econômico e financeiro. Esse espaço é uma potência para que as mulheres consigam sair do ciclo de violência”, afirmou Cintia.


O novo equipamento faz parte da rede de equipamentos de enfrentamento à violência contra mulher, e oferecem acolhimento e acompanhamento interdisciplinar (social, psicológico, pedagógico e de orientação jurídica) às mulheres em situação de violência de gênero.


Dezoito viaturas são entregues para reforçar o policiamento no Recôncavo e Baixo Sul

 


Dezoito viaturas, sendo uma semiblindada, foram entregues na manhã desta segunda-feira (18), para unidades que compõem o recém-criado Comando de Policiamento da Região Recôncavo (CPRR).

Os novos automóveis atenderão as 20ª, 27ª, 33ª, 93ª, 99ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs) e 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), nas cidades de Cruz das Almas, Amargosa, Valença, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro.

O comandante do CPRR, coronel José Andrade Souza Júnior, explicou que mais de R$ 2 milhões foram investidos nos automóveis.

“O patrulhamento preventivo e repressivo será ampliado também nas regiões do Baixo Sul e do Vale do Jiquiriçá.


Defensoria Pública da União estará atendendo em Valença

 


A Defensoria Pública da União – DPU – estará em Valença nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

O órgão federal irá na sede da Defensoria de Valença, que fica localizada na avenida José Andrade Soares, nº 32, bairro Novo Horizonte (pertinho do Fórum, defronte à Faculdade de Educação Social da Bahia – FAESB, na entrada da rua que dá acesso à UNEB.

O atendimento é gratuito e será por ordem de chegada, por meio da entrega de senhas, sem necessidade de agendamento prévio.

Os cidadãos podem receber orientações jurídicas sobre aposentadoria, auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada – LOAS, pensão por morte e salário maternidade.

É necessário levar documento de identificação, CPF, comprovante de residência e comprovações referentes a demanda específica.

A ação DPU Itinerante é realizada em parceria com a Defensoria Pública da Bahia e amplia o acesso à justiça a pessoas de baixa renda.

Mais informações: (75) 3643-1420.


quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Profissionais da Sala Multifuncional de Nilo Peçanha são homenageados no Legislativo

 


Profissionais da Educação que atuam na Sala Multifuncional de Nilo Peçanha foram homenageados durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (13).

Na oportunidade, o presidente da Casa Legislativa de Nilo Peçanha, vereador Tchay, em nome dos demais edis, teceu palavras de reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido, com destaque para as ações referentes às campanhas Setembro Verde e Setembro Amarelo.

O vereador Tchay parabenizou a gestão municipal, a secretaria de Educação e toda equipe, pelo “olhar que está sendo direcionado às pessoas com deficiência no município”.

Ele acrescentou: “São campanhas que tratam temas importantíssimos: O direito das pessoas com deficiência e a prevenção ao suicídio. Cuidar, prevenir e informar são tarefas fundamentais nestas questões”.


terça-feira, 12 de setembro de 2023

Valença contará com 5 novos conjuntos de semáforos

 


A Prefeitura de Valença está em processo de implantação de conjuntos semáforicos em pontos estratégicos da cidade. A ação era muito aguardada pela população e a demanda está sendo atendida na gestão atual.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, as localizações aonde estão sendo instalados os novos semáforos são cruciais para a prevenção de acidentes.

Além de três cruzamentos dentro da cidade, dois dos principais acessos à Valença, através da Rodovia BA-001, contarão com os equipamentos nos próximos dias com previsão de conclusão até o final de setembro.

Ainda segundo do DMtran, todas as bases já foram implantadas, restando a instalação dos kits que compõem os semáforos e comandos elétricos automatizados.

O novo sistema vai ser implantado em horários alternativos para não causar prejuízos aos usuários das vias, já que é preciso que a Coelba interrompa o fornecimento de energia na fase de testes.

O serviço é acompanhado pela equipe de Edmundo Queiroz, gerente de sinalização do DMTran de Valença, sob o comando do capitão Augusto César, diretor do órgão.


domingo, 10 de setembro de 2023

Cairu realizou a 1ª feira do Projeto Quintais Produtivos

 


A prefeitura de Cairu realizou na última sexta-feira (01/09),  a 1ª Feira Agroecológica do Projeto Quintais Produtivos, na Praça do Cais, na Sede do Município. Além da importância da agroecologia na saúde da comunidade e do meio ambiente, a excelente ideia da gestão municipal gera trabalho autônomo, segurança alimentar nutricional e renda para as famílias beneficiárias.
Segundo o prefeito Hildécio Meireles, os produtos da feira dos quintais cairuenses são produzidos de forma sustentável, sem a utilização de insumos químicos que degradam o ambiente, fazendo uso da adubação orgânica, e são comercializados diretamente pelos pequenos produtores.
Entre as diversas opções da  1ª Feira Agroecológica do Projeto Quintais Produtivos de Cairu  destacamos a alface americana, alface roxa, alface manteiga, coentro miúdo, coentro largo, couve, cebolinha, hortelã, rúcula, espinafre, ovos de galinha de quintal, coco verde, coco seco, cocadas, biscoitos, sequilhos artesanais, geladinho e queijadinha.


Vereador Fabrício Lemos concede Placa do Mérito Legislativo ao sindicalista Roque Onorato

 



Considerado uma referência na área da saúde e da organização sindical e com diversas homenagens concedidas em todo o país, o vereador Fabrício Lemos(PP) é o autor com aprovação por unanimidade da Câmara de Vereadores de Valença da placa do Mérito Legislativo, a maior honraria da casa do povo ao sindicalista Roque Onorato.

O Projeto de Resolução nº 003/2023 concede a placa do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Valença ao Senhor Roque Onorato Santos em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a sociedade Valenciana.

Segundo o projeto, o vereador Fabrício Lemos alerta que  a homenagem de que trata este Decreto Legislativo é pessoal e intransferível, e somente admitirá representante quando o homenageado estiver impedido por motivo de força maior.

Ainda de acordo com o projeto de resolução, o vereador Fabrício Lemos destaca que o sindicalista Roque Onorato é reconhecido pela importância da sua atuação significativa e exemplar e por isso é merecedor dessa placa.

BIOGRAFIA

ROQUE ONORATO SANTOS, nascido em 15/06/1939 em Santo Antônio de Jesus, filho de Bernardo dos Santos e Maria Elisa Pereira. Residente na rua Antônio Germiniano dos Santos, no município de Valença, onde se tornou filho adotivo com o título de cidadão valenciano concedido em 24 de abril de 2002. Casado com Rosália dos Santos, pai de Naide Janara dos Santos, Eduardo Santos Almeida, Nailza dos Santos e Adriano dos Santos.

Além destes, criou mais algumas crianças e adolescentes, avô de 5 netos e bisavô de 3 netos. Estudou em sua infância, até o quinto ano, vindo dar sequência aos seus estudos com o ensino técnico para agentes de saúde, vindo a concluí o ensino médio no ano de 2006.

Trabalhou como pedreiro, magarefe, administrador do matadouro bovino municipal, Mine empresário no ramo de mercado e bar. Aos 15 anos ficou órfão e convenceu os tios a deixa-lo morar sozinho, a título de experiência. Pensou em uma maneira de conhecer lugares e pessoas diferentes e passou a procurar trabalhos por um período, em seguida mudar-se para outras paragens. Nessa toada, foi servente de pedreiro, quebrador em pedreiras, transportou caixas de dendê e trabalhou em olarias.

A certa altura se fixou em Valença e ficou conhecido por seus trabalhos voluntários, principalmente em grupos católicos como as comunidades eclesiais de base. Em 1992, quando estava prestes a completar 53 anos, foi aprovado em um teste seletivo para agente de saúde, a princípio para o programa que teria 18 meses de duração e fazia parte da estratégia local para combater a epidemia de cólera que se abatera sobre o país. “Aí minha vida mudou”, conta Roque.

Assim que se tornou agente comunitário do bairro do Campinho, na cidade de Valença, o baiano Roque Onorato passou a reservar um dos quartos do barraco em que morava para, uma vez por mês, transformá-la em consultório improvisado. Nessas ocasiões, o médico do posto de saúde mais próximo passava o dia por ali, diagnosticando e indicando o tratamento para os males dos moradores da área. Mas o casebre era antigo e precário. E, certo dia, desabou. Roque foi morar em uma casinha alugada nas imediações, sem espaço para as consultas –e não esmoreceu.

Improvisou os atendimentos médicos mensais primeiro na casa de vizinhos, depois em uma igreja evangélica, até que conseguiu um pouso permanente no salão comunitário de uma paroquia católica. Roque passou a acompanhar 156 famílias no Campinho e mergulhou em uma comunidade assolada por problemas associados às condições de vida precárias, como desnutrição infantil.

O episódio é um dos muitos que demonstram o incansável modus operandi de Roque, um dos mais conhecidos e uma espécie de decano entre os cerca de 240 mil agentes comunitários de saúde espalhados pelo país. Recebeu treinamento intensivo Anexo Provisório de enfermeira da Santa Casa de Valença e, por conta própria, seguiu se aprimorando.

Acabou se transformando na personificação do agente comunitário de saúde, com uma imensa capacidade de aliar o conhecimento científico que recebia das equipes que coordenavam seu trabalho com as tradições da comunidade. Ele incentivava as famílias a procurar os médicos, mas também fazia uso da medicina fitoterápica –utilizando chás medicinais sempre que possível. Começou a dar palestras dentro do Bairro e em seguida passou a ser chamado para falar em colégios, igrejas … “Eu chegava com minha pastinha na mão dava o meu recado para os acadêmicos. Eles ficavam satisfeitos, me paquerando” brinca.

Roque teve atuação marcante nas transformações de sua comunidade, a sua casa um centro de apoio informal, mas movimentadíssimo. Além dos quatros filhos, ele e a esposa criaram ali outras 14 crianças que em momentos diferentes precisaram de acolhida. Seu raio de influência, no entanto, vai além das fronteiras de Valença. Ele é também referência nacional para agentes de saúde porque integra o trio de lideranças – formado ainda por Tereza Ramos, de Pernambuco, e Ruth Brilhante, de Goiás, ambas falecidas – que puxou o fio da organização da categoria e pavimentou uma estrada que levou à aprovação da Emenda Constitucional nº 51, que em 2006 reconheceu a profissão e o direito à efetivação de todos os que já exerciam naquele momento.

Roque entrou nessa jornada já em 1993, quando encabeçou o movimento para que o programa no qual ingressara um ano antes continuasse. Em 1994, com o apoio do fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF), reuniu 287 profissionais da atenção básica de 18 municípios em um encontro que acabou discutindo também a criação de uma associação que nos anos seguintes foi o embrião de várias outras entidades representativas da categoria que surgiram-no país.

Olhando para sua trajetória, Roque está convencido de que seu legado reside em mostrar que o protagonismo da comunidade começa também nas pequenas responsabilidades. E, sobretudo que é preciso saber ouvir – “É a base de qualquer coisa que tenha relação com a saúde de uma pessoa ” pontifica.

Atualmente, com 83 anos, recebeu o título de Dr. Honoris causa, concedido pela Faculdade Hebraica e também o título de construtor do SUS, pela sua luta e dedicação na construção do SUS.

Na sua biografia, o vereador Fabricio Lemos ainda destaca que Roque Onorato é aposentado desde 2009, “ Seu Roque “, como é tratado com frequência, tem uma biografia que não mataria ninguém de tédio. Portanto, diante dos relevantes serviços prestados à sociedade valenciana, com uma atuação exemplar, zelosa e dedicada, é de extrema importância que esta Casa reconheça o trabalho prestado por esse profissional, concedendo a Placa do Mérito Legislativo ao Senhor Roque Onorato dos Santos, sentencia Fabricio Lemos.


Falece Manoel Peleteiro Filho, ex-prefeito de Cairu

 


O município de Cairu amanheceu em luto neste domingo (10). Faleceu durante a madrugada o ex-prefeito e empresário da cidade, Manoel Veiga Peleteiro Filho.

Peleteiro foi prefeito de Cairu por duas gestões, no período 1997-2004. Em 2012 pleitou novamente o cargo pelo Partido dos Trabalhadores, mas não logrou êxito, ficando em 2º lugar.

A causa do falecimento não foi divulgada. O sepultamento será hoje, às 16h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

O prefeito de Cairu, Hildécio meireles, lamentou a morte de Peleteiro: "Hoje amanheci em luto pela perda de Manoel Veiga Peleteiro. Um homem que tive a honra de conviver como político e amigo, sua memória e legado serão lembrados com carinho por todos. Meus sentimentos à família e amigos, em especial à D. Graça Peleteiro, nossa Secretária de Cultura."

A Prefeitura de Cairu emitiu a seguinte Nota de Pesar:

"Nossos corações estão pesarosos pela partida de Manoel Veiga Peleteiro, ex-prefeito de Cairu, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do município e marido da nossa Secretária de Cultura, Graça Peleteiro. Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos nesse momento de luto."


Em Saubara, governador autoriza pavimentação de trecho de rodovia e outras obras

 


Neste domingo (3), o governador Jerônimo Rodrigues esteve no município de Saubara, no Recôncavo Baiano, para autorizar a realização de obras na cidade. São intervenções nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento urbano, desenvolvimento rural e esporte. Ele assinou ordem de serviço para a pavimentação de trecho de estrada, celebração de convênios com o município e construção de campo de futebol.

“Hoje vim assinar autorização para execução de obras importantes para a população de Saubara e também turistas, já que é uma cidade com a economia voltada para o turismo, de pessoas que vêm aproveitar as praias e veranear. Praça, pavimentação, campo de futebol, mercado, tudo que o município precisa. É importante ter uma estrutura para gerar renda e emprego, para que os moradores tenham as condições devidas”, ressaltou Jerônimo.

A Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) foi autorizada a pavimentar o trecho de cinco quilômetros da BA-878, que liga o povoado de Bom Jesus dos Pobres à Praia de Monte Cristo. A obra vai contar com recursos de quase R$ 7,6 milhões, beneficiando 75 mil pessoas, além de impactar positivamente em atividades econômicas como turismo e piscicultura, como destaca o superintendente de Infraestrutura de Transporte, Saulo Pontes.

“São cinco quilômetros, com revestimento de melhor qualidade, para atender ao crescente turismo regional. Vai desenvolver o turismo, mas também vai permitir à população um melhor acesso a educação, saúde, segurança”.

Na ocasião, o governador também autorizou a celebração de dois convênios com a prefeitura local. Um é para a construção do Mercado Municipal, por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e a gestão municipal. Com o investimento de R$ 1,158 milhão serão realizados serviços como demolição, infraestrutura, alvenaria de vedação, revestimento cerâmico para paredes, esquadrias, cobertura, pintura, instalações elétricas e hidrossanitárias.

O outro é para a construção de uma praça na sede da cidade. A intervenção envolve demolições, contenção de aterro, piso intertravado, plantio de grama e árvores regionais, bancos, quiosques e instalações elétricas. A obra será realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). Os recursos empregados chegam a R$ 718 mil.

A prefeita Márcia de Bolinha destaca a importância desta parceria entre as gestões. “A importância para meu governo é muito grande, porque não vivemos somente de renda da Prefeitura. É preciso buscar outros recursos, através do Governo. São essas obras estruturantes e fundamentais para os saubarenses”, afirmou a prefeita.

Ainda em Saubara, Jerônimo autorizou a Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) a adotar providências para a construção de um campo de futebol na comunidade de Bom Jesus dos Pobres.


sábado, 9 de setembro de 2023

Estudantes do Ceten entrevistam o professor e historiador Dr. Francisco Neto

 


Nesta quarta-feira (6), o professor e historiador Dr. Francisco Neto, diretor da Faculdade Faesb, recebeu nas instalações da instituição, um grupo de estudantes do 7º ano do Centro de Educação Tempo Novo – Ceten. Os visitantes tiveram como missão entrevistar o especialista para o projeto “Histórias e Memórias de Valença e Baixo Sul”, que será apresentado no próximo dia 15 de setembro.

Em conversa com o historiador os estudantes puderam conhecer fatos sobre a sua vida e sobre a história de Valença, que serão compartilhados, através de vídeo, com toda a comunidade escolar.

O JVA acompanhou a visita e conversou com o entrevistado e os visitantes.


“Para mim é uma grande satisfação receber os estudantes do Ceten aqui, pois dessa forma a Faculdade Faesb cumpre o processo de extensão universitária, que é trazer o conhecimento para a comunidade local e transmitir esses conhecimentos aos jovens, que são o nosso futuro, são os futuros gestores, os futuros educadores de Valença, é muito relevante. Ser uma referência nessa área faz com que eu me sinta muito lisonjeado e demonstra que todo esforço que eu fiz de estudar, de correr atrás, não foi em vão”, disse Neto.

Os estudantes avaliaram a entrevista como importante para a aquisição de novos conhecimentos. “Eu gostei muito de saber da história dele, é uma referência para a minha vida em ir buscar as mesmas conquistas dele”, afirmou Yan sobre o entrevistado.

“Foi muito bom conversar com ele. Eu aprendi coisas que eu não sabia. Amei saber sobre a vida dele”, ressaltou Milena.

Laura Oiticica, por sua vez, disse que a entrevista foi muito legal e que conseguiu saber um pouco mais sobre o que fazer no futuro e também sobre Valença.

Já Helena, destacou que aprendeu coisas novas e pode saber mais sobre alguns assuntos que já tinha ouvido falar.






  O Governo da Bahia deu início, nesta quarta-feira (3), ao processo de seleção dos municípios que receberão apoio financeiro e logístico pa...